icon search
icon search
home icon Home > economia
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

ECONOMIA

Fies vive expansão no interior do Estado

Em Campina Grande, seis instituições de ensino estão credenciadas junto ao Ministério da Educação (MEC) para oferecer Fies.

Publicado em 02/03/2014 às 8:00

Em Campina Grande, seis instituições de ensino estão credenciadas junto ao Ministério da Educação (MEC) para oferecer o financiamento aos estudantes. Algumas faculdades privadas do interior do Estado também oferecem o benefício a quem deseja ingressar no ensino superior. Três delas estão localizadas no município de Cajazeiras e uma na cidade de Patos, ambas localizadas no Sertão paraibano.

Para o professor Rodrigo Bouyr, diretor adjunto de um centro de ensino que reúne três faculdades particulares de Campina Grande, o Fies é, acima de tudo, uma ferramenta de inclusão social. “Antigamente, há três ou quatro anos, nós tínhamos um público do Fies que não tinha condições de pagar pelos cursos.

Mas, com as mudanças que foram feitas pelo governo federal no financiamento, hoje há um interesse pelo alunado em geral, inclusive de pessoas que até poderiam pagar, mas para isso sacrificariam o orçamento”, pontuou.

Atualmente, segundo Rodrigo, cerca de 40% dos cerca de 4 mil alunos matriculados nas três faculdades estão inscritos no financiamento. “O financiamento é a democratização do acesso ao ensino superior. Os vestibulares estão cada vez mais concorridos e por isso também acaba crescendo a busca pelo Fies, que é uma oportunidade para quem não poderia pagar e agora também desejado por quem até pode pagar, mas tem outras prioridades que podem ser alcançadas com o dinheiro que seria destinado às mensalidades”, ressaltou.

Além de levar um novo público para as faculdades privadas, o Fies também é sinônimo de oportunidade para muitos estudantes, que são os principais beneficiados pelo programa de financiamento. Sem ele, boa parte dos alunos que hoje estudam em instituições privadas não teriam condições de pagar a mensalidade ou ingressar no ensino superior.

Aluna do primeiro ano do curso de Medicina, a estudante Bianca Melo foi uma das beneficiadas pelo financiamento. Sem ele, relatou, seria bem mais difícil realizar o sonho de se formar em medicina, por conta do alto custo da mensalidade.

“Consegui financiar 75% do curso. Hoje pago uma prestação com valor simbólico, mas, a maior parte eu só vou começar a pagar no ano seguinte ao da minha formatura. Para um curso como o meu, onde além da mensalidade, também há muito gasto com livros caros e outros materiais, economizar cerca de R$ 5 mil de mensalidade por mês é um alívio financeiro muito grande nas finanças da família” .

Apesar dos benefícios, a estudante relata que o processo para obter o financiamento é burocrático, pois são necessários muitos documentos do aluno, de sua família e do fiador, o que torna o trâmite complicado. “Mesmo assim, vale a pena, porque com o Fies eu já sei como vou pagar e quanto vou pagar ".

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp