ECONOMIA
Folia é trocada por tranquilidade
Destinos incluídos no circuito da folia vêm perdendo força entre os pessoenses na compra de pacotes para viajar no perído
Publicado em 02/02/2014 às 6:00 | Atualizado em 20/06/2023 às 11:59
Carnaval, sinônimo de samba e agitação. Mas os destinos incluídos no circuito da folia vêm perdendo força entre os pessoenses na compra de pacotes para viajar no período, dando espaço cada vez mais aos roteiros de lazer com a família. Não é à toa que os pacotes internacionais vêm crescendo a cada ano nesse período.
Essa mudança de perfil dos pessoenses já é percebida pelas agências de viagens de João Pessoa. A maioria das reservas feitas em 2014 para o período carnavalesco tem sido para locais que são mais alternativas de passeios como os resorts em Porto de Galinhas (PE) e hotéis em Fernando de Noronha (PE) e em Gramado (RS), além dos roteiros internacionais dos Estados Unidos e Argentina, enquanto os tracionais carnavais de Salvador e do Rio de Janeiro têm ficado em segundo plano na compra de pacotes.
PREÇO MAIS SALGADO
Mas, independente da escolha do local, seja folião ou não, quem deixou para comprar pacotes na última hora poderá arcar com uma diferença de preço de até 200% do que aquele que se antecipou. Grande parte das reservas feitas nas agências e operadoras de viagens para o Carnaval começa quatro ou cinco meses antes da data. Mas há sempre quem deixa a compra para a última hora. Esses retardatários pagam um preço alto pelo atraso.
“O foco das reservas para o Carnaval este ano foi muito mais para opções de lazer do que a folia. E quem deixa para a última hora sempre perde. Um pacote inicial de oito dias para Miami ou Orlando, nos Estados Unidos, custava cerca de R$ 3 mil no segundo semestre do ano passado e hoje este mesmo pacote é vendido por R$ 9 mil”, afirmou o diretor de marketing e vendas da agência de viagem Word Tour, em João Pessoa, Gustavo Amorim. Vale lembrar que esta variação de preço é de 200%.
Na Mirella Turismo, na capital paraibana, a agente de viagem Michele de Souza Tavares disse que reservas para o Carnaval sempre são caras, sejam para destinos que são alternativos de passeios ou inseridos na rota da folia, como Olinda, Rio de Janeiro e Salvador. De acordo com Michelle, na baixa temporada uma reserva de oito dias para os Estados Unidos, completa, custa R$ 4.500 por pessoa. No Carnaval, este mesmo pacote sobe para, no mínimo, R$ 6.500, uma variação de 44,44%.
“O nosso público busca mais lazer, são resorts e praias. Este ano a maior parte das reservas foi para os Estados Unidos, Porto de Galinhas (PE), Cabo de Santo Agostinho (PE) e Maragogi (AL). A procura é grande no Carnaval, mas as compras geralmente não são concretizadas por causa do preço.
Acredito que este ano a procura será inferior a 2012”, disse Michelle de Souza.
A opinião dos profissionais das agências de viagens de João Pessoa é distinta quanto ao desempenho das vendas este ano.
Em algumas empresas a procura deve aumentar até 5% em relação a 2012. Já outras preveem uma queda de mais de 50%.
Na Classic Turismo, a agente de viagem Clícia Cláudia de Melo afirmou que os destinos mais procurados foram Fernando de Noronha, Gramado, Miami, Orlando e Buenos Aires, na Argentina. A cidade de Salvador também estava entre os mais requisitados. “Acreditamos que as vendas em 2014 superem as do Carnaval do ano passado em até 5%. E quem retarda esta compra paga mais caro e ainda não encontra toda disponibilidade de pacote”, frisou.
Em ano de Copa do Mundo, muitos destinos procurados durante o Carnaval estão tendo pouca procura porque as passagens aéreas foram reajustadas. Estes destinos estão mais valorizados turisticamente porque se tornaram cidades sedes do Mundial. Um exemplo é Fortaleza (CE).
“Uma passagem aérea para Fortaleza custava R$ 600 e agora chega a R$ 2 mil”, destacou a agente de vendas da Classic Turismo, Clícia Cláudia.
Em algumas agências como a Word Tour, há previsão de queda de até 60% nas vendas de pacotes para o período de Momo e São João por causa deste aumento.
“Mas esta perda é compensada com os pacotes que estão sendo comprados com antecedência para o mês de novembro e fim de ano. Por isso não estamos tendo perda de receita”, disse o diretor de vendas e marketing da empresa Gustavo Amorim.
Uma das clientes da Word Tour, a professora aposentada Marlene Rosendo da Silva, já reservou seu cruzeiro para o mês de novembro no navio Hallure Of The Seas, que vai passar por cidades americanas como Miami e Orlando.
“Os pacotes para o Carnaval são muito caros, mesmo com a compra antecipada”, disse Marlene da Silva.
Comentários