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ECONOMIA

Fórum debate sustentabilidade

Este ano, o fórum teve o tema 'Formação de Lideranças' e foi realizado na sede da Energisa Paraíba, em João Pessoa.

Publicado em 08/05/2014 às 6:00 | Atualizado em 29/01/2024 às 12:47

Como engajar pessoas em torno de projetos visando a qualidade e o desenvolvimento sustentável das empresas? Para responder a essas e outras questões, foi realizado ontem o II Fórum Paraibano de Lideranças, na sede da Energisa Paraíba, na BR-230, em João Pessoa. Dentre as empresas participantes estiveram a São Braz, Unimed João Pessoa, Cristal Mineradora, Dental Gold, Laboremus, Guaraves, Manaçaí, TV Cabo Branco, dentre outras.

Este ano, o fórum teve o tema “Formação de Lideranças”. Para Mitzcun, existem dois pontos principais da gestão por qualidade: “o primeiro é a sustentabilidade. Entendemos a sustentabilidade não só sob o aspecto ambiental, mas também pelo social e econômico”, destaca. O outro, segundo Mitzcun, é a simplificação dos processos para a adoção de metodologias mais ágeis de gestão. “As empresas estão ficando muito complexas, e ao mesmo tempo precisam fazer muita coisa. É necessário trazer para o cotidiano um modelo que seja mais simples e mais fácil de se implementar”, diz.

O principal catalisador dessa e de outras mudanças, lembra o coordenador, é a liderança. “Diante dessa agilidade, o líder tem que estar apto a tomar decisões rápidas, a ser flexível e a atuar de forma direta no processo de melhoria contínua da empresa”, afirma. Ele compara o modelo de gestão das empresas com o adotado pelas startups atualmente, que já se inserem no mercado com um modelo que permite adaptações rápidas e com prejuízo mínimo aos negócios, tornando-as, muitas vezes, mais competitivas do que as grandes empresas tradicionais. “As empresas crescem e se desenvolvem no mercado. E então, quem serão os novos líderes? Por isso é fundamental discutir a formação de novas lideranças”, explica.

Foi o caso do Hotel Quality Solmar, de João Pessoa. Thiago Fortes, empossado há pouco tempo como o presidente da companhia, explica que teve de adotar um estilo participativo de liderança para enfrentar um momento difícil nos negócios.

“Temos dificuldade principalmente em qualificar pessoal, mas não é possível ser um líder se não tiver pessoas agregadas ao propósito da empresa”, conta.

O evento foi realizado pelo Programa Paraibano de Qualidade (PPQ), em parceria com a Energisa Paraíba e com a Fundação Nacional de Qualidade (FNQ), e contou com a participação de 200 empresários, líderes e gestores públicos. Foram realizadas duas palestras: uma com foco em tendências da excelência em gestão, ministrada pelo coordenador executivo do PPQ, Rafael Mitzcun, e a outra sobre a formação de lideranças para a sustentabilidade, que teve como palestrante o professor da UFPB Anielson Barbosa, autor do livro “Como os Gerentes Aprendem?”.

SUSTENTABILIDADE

Outro tema que permeia cada vez mais o cotidiano das empresas – sobretudo aquelas cujas atividades impactam o meio ambiente – é a sustentabilidade. A Cristal Mineração, multinacional que é a maior produtora de Dióxido de Titânio (TiO2) – usado no tratamento da água – do mundo, tem uma mina na cidade de Mataraca, na Paraíba. Geraldo Moraes, presidente da empresa, reconhece que “o processo de mineração já é, por si só, degradador para o meio ambiente”, o que aumenta a necessidade de adotar medidas ambientalmente sustentáveis e uma gestão com base na qualidade. “Para conciliar o desenvolvimento industrial com o meio ambiente, é preciso atuar de forma responsável e sustentável”, conta.

A empresa já é certificada nas ISOs 9000 (normas gerais de qualidade), 14000 (gestão ambiental), ISO 18000 (segurança e saúde ocupacional) e na NBR 16001 (responsabilidade social). “É um processo contínuo, sempre tem alguma coisa para melhorar”, diz Moraes.

André Theobald, presidente da Energisa Paraíba, relata que a adoção da qualidade na gestão gera um ciclo virtuoso: “Precisamos ter uma gestão de qualidade para prestar um serviço satisfatório, e à medida em que adotamos, melhoramos os processos, aumentando a satisfação do consumidor”, relata.

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Jornal da Paraíba

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