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ECONOMIA

Francal é aposta dos calçadistas paraibanos

Paraíba ocupará um estande coletivo para micro e pequenas empresas na Francal, que acontece até a sexta-feira (18) em SP.

Publicado em 16/07/2014 às 6:00 | Atualizado em 06/02/2024 às 16:56

A 46ª Feira Internacional da Moda em Calçados e Acessórios (Francal) contará com a presença de 12 empresários paraibanos e servirá de termômetro para as vendas no setor neste segundo semestre, já que até junho o ramo calçadista no Estado praticamente não teve crescimento (0,9%) comparado a 2013. A feira, que começou ontem e vai até sexta-feira, é a principal plataforma lançadora das coleções primavera-verão no Brasil e será realizada no Parque de Exposições do Anhembi, em São Paulo (SP).

O economista e gerente do Sebrae de Campina Grande, Antonio Felinto Neto, afirmou que mais de 95% das empresas calçadistas paraibanas produzem no estilo primavera-verão e são voltadas para o público feminino. “A feira é totalmente apropriada para as empresas paraibanas. A Francal servirá como termômetro para as vendas neste segundo semestre, porque lá há a interação entre industriais e lojistas. Se o lojista renovar os pedidos nos meses pós feira é porque o semestre será bom de vendas”. Felinto explicou que no evento, além da interação entre profissionais, há também a oportunidade de produtores e lojistas expandirem o leque de relacionamentos. A cada edição, mais de três mil marcas de mil empresas apresentam suas coleções para lojistas nacionais e importadores do mundo todo durante a Francal.

A Paraíba ocupará, este ano, um estande coletivo para micro e pequenas empresas. Na versão 2014, a estimativa dos organizadores é de aproximadamente 60 mil pessoas durante os quatro dias. “Cada lojista que vai à feira traz, geralmente, um par de cada modelo de calçado que se interessou. Os calçados que são lançados na Francal estarão em alta até o carnaval de 2015, mas os pedidos dos lojistas devem acontecer até a primeira quinzena de novembro. Por isso ela medirá se as vendas serão boas ou não no segundo semestre”, enfocou Felinto.

COPA FOI UM 'TSUNAMI' PARA O SETOR

A realização tardia do Carnaval deste ano - em março -, a Copa do Mundo no país e até mesmo as eleições são vistas como motivos para o baixo desempenho do setor calçadista, que acumula resultados negativos em produção e faturamento em 2014.

"A Copa foi um 'tsunami' para o setor. O ano é muito atípico para a economia, porque não se trabalhou no primeiro semestre, o que prejudicou não só o setor calçadista, mas vários setores", afirmou o presidente da feira, Abdalla Jamil Abdalla, durante discurso na abertura da Francal, no Anhembi, em São Paulo.

Para Antoniel Lordelo, presidente da Ablac (Associação Brasileira e Lojistas de Artefatos e Calçados), outro indicativo das dificuldades enfrentadas pelo setor é o resultado das vendas para o Dia das Mães, abaixo da expectativa. Ele citou ainda deficiências logísticas do país, como estrada, portos, ferrovias e aeroportos.

"O varejo, após quase uma década de crescimento, começa a dar sinais de perda de força. Inflação em alta e elevação dos juros afetam o orçamento doméstico e enfraquecem o consumo, inclusive de vestuário e calçados, que recuou 1,6% na comparação com maio, índice que pela segunda vez consecutiva está no menor nível da média histórica". Segundo dados da Abicalçados (Associação Brasileira das Indústrias de Calçados), o número de empregos caiu 1,9% no setor no primeiro semestre e a redução de 2,5% nas exportações.

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Jornal da Paraíba

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