ECONOMIA
Franquia vai abrir oito unidades na PB
Novas unidades da rede de franquia Bonaparte serão abertas na Grande João Pessoa, em Campina Grande e Patos.
Publicado em 14/06/2014 às 6:00 | Atualizado em 30/01/2024 às 14:31
A rede de franquias do setor de alimentação Bonaparte deve inaugurar mais oito unidades na Paraíba. Destas, quatro serão concentradas na Grande João Pessoa, nos shoppings Mangabeira e Intermares: cada um receberá um restaurante de frutos do mar Donatário e um Bonaparte (marcas pertencentes à mesma empresa). Em Campina Grande, serão inauguradas duas unidades Donatário e uma Bonaparte no novo shopping da cidade. Já Patos deve ganhar, em 15 dias, a primeira franquia.
Na Paraíba, a franquia possui, atualmente, quatro unidades, sendo três da Bonaparte (shoppings Manaíra e Tambiá e Partage) e uma Donatário (Mag Shopping).
Mas a primeira das unidades da bandeira Bonaparte será inaugurada em Patos. Dentro de 15 dias, a maior cidade do Sertão da Paraíba, que ultrapassou Santa Rita este ano já é o terceiro maior mercado consumo do Estado, segundo estudo da consultoria do IPC Maps 2014.
O Grupo Bonaparte, de origem pernambucana, é a maior rede de franquias do Norte-Nordeste do Brasil, com presença em 16 Estados brasileiros e 71 lojas em funcionamento, distribuídas entre as bandeiras Bonaparte, Donatário e Monalisa. Em 2013, a rede apresentou um crescimento de 23%, e, com os novos projetos de expansão, espera crescer 60% do que o esperado nos próximos três anos. “A Paraíba é um dos quatro principais mercados para a Bonaparte, atrás apenas de Pernambuco, Bahia e Ceará. Com a implantação das novas unidades, a expectativa é que esteja entre os três”, afirma o diretor e sócio do Grupo Bonaparte, Leonardo Lamartine.
Com as novas unidades, cerca de 110 devem ser gerados no Estado. Em todo o Brasil, são cerca de 3 mil funcionários, sendo 340 em Pernambuco e outros 1,4 mil nos demais Estados do Nordeste. Em média, cada loja tem 18 funcionários. De acordo com informações fornecidas pelo grupo, a taxa inicial para a abertura de uma franquia é de R$ 500 mil – incluindo a taxa da franqueadora e o capital necessário para instalação. O faturamento médio mensal é de R$ 130 mil, de modo que o tempo de retorno financeiro para o franqueado é estimado entre 24 e 36 meses.
Apesar do sucesso da franquia pernambucana, a empresa nunca se aventurou no segmento de restaurantes de rua – sua especialidade são as praças de alimentação nos shoppings centers. “O nosso foco são lojas em praça de alimentação. A partir desse ano vamos trabalhar também com lojas de rua”, conta Lamartine. Segundo ele, novas franquias nesse novo formato devem ser instaladas em João Pessoa já em 2015.
“Ainda estamos em fase de estudos, análise e seleção. É importante frisar que ainda temos muito espaço para crescer na Paraíba no segmento de shoppings”, conta o executivo.
De acordo com o estudo IPC Maps, o consumo de alimentos fora de casa na Paraíba deverá movimentar cerca de R$ 1,4 bilhão – 14,4% a mais do que em 2013, a despeito da conjuntura econômica desfavorável ao consumo. “Nos Estados Unidos, o total da renda das famílias destinadas à alimentação fora do lar é de 58%; no Brasil, é de apenas 26%. Nossa situação hoje é a mesma que os Estados Unidos vivenciavam em 1955”, destaca Lamartine. Para ele, a falta de tempo e a possível redução de empregadas domésticas nos lares da classe média – em decorrência do PLS 224/2013 – devem estimular as vendas no segmento. “Mesmo com o esfriamento econômico, esse mercado ainda é muito bom. Na retomada do crescimento, os que estarão na vanguarda serão os segmentos de automóveis e alimentação”, conta.
GRUPOS FAZEM PARCERIA ESTRATÉGICA
Durante a ABF Franchising Expo, evento que ocorreu em São Paulo na última semana, o Grupo Bonaparte e o Espaço Árabe anunciaram estratégias conjuntas no setor de alimentação. A medida, segundo Lamartine, deverá fortalecer tanto a atuação da rede nordestina no Sul do Brasil quanto a da empresa de comidas árabes no Nordeste. A parceria estratégica pode, inclusive, resultar em trocas de participações entre as duas companhias.
“Existe uma tendência de consolidação de marcas franqueadoras, que tem atraído muitos bancos de investimentos. Os maiores custos de uma franqueadora são fixos, com escritório e monitoramento das unidades. Quando se unem 2, 3 ou 4 marcas em um mesmo mercado e isso se consolida em uma única empresa, a lucratividade aumenta muito”, explica.
Lamartine antecipa que as empresas já estão sondando um ponto no Manaíra Shopping para abertura de uma franquia do Espaço Árabe. “Esperamos captar 50 novos investidores após a ABF Expo São Paulo para as duas marcas, que passarão a contar com dois estruturados centros de gestão representados no Nordeste, pelo Grupo Bonaparte, e em São Paulo, pelo Espaço Árabe”, afirma o executivo.
O Espaço Árabe tem seis anos no mercado e conta com 30 pontos de venda distribuídos entre franquias e lojas próprias.
Além das lojas de rua, a empresa tem experiência em aeroportos, com previsão de abertura nos aeroportos de Brasília e Natal.
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