icon search
icon search
home icon Home > economia
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

ECONOMIA

Fundos imobiliários e ouro são as apostas

De acordo com especialistas em mercado financeiro e investimentos ouvidos pelo JORNAL DA PARAÍBA, o ouro, líder em rentabilidade no ano passado, deve continuar atraente para o investidor.

Publicado em 15/01/2012 às 8:00


Depois de um ano complicado para a economia mundial, com crises severas na Zona do Euro e nos Estados Unidos, este ano desponta como um tempo de reestruturação para mercados e investidores. De acordo com especialistas em mercado financeiro e investimentos ouvidos pelo JORNAL DA PARAÍBA, o ouro, líder em rentabilidade no ano passado, deve continuar atraente para o investidor, junto dos fundos imobiliários e de renda fixa.

O ouro subiu por conta da instabilidade no mundo árabe e da recuperação do dólar que, mesmo com a credibilidade de bom pagador dos EUA posta em xeque, seguiu como uma das poucas alternativas viáveis para estocar dinheiro. O dólar termina 2011 a R$ 1,869, com a vice-liderança nas aplicações, com alta de 12,18%. Já o euro subiu 8,4% porque segue a variação internacional do dólar. Na ponta oposta, a Bolsa desabou 18,11%, o pior resultado desde 2008, quando caiu 41,22%.

De acordo com o Superintendente do Banco do Nordeste na Paraíba, Francisco Carlos Cavalcanti, em momentos de crise no mercado financeiro internacional, o ouro desponta como investimento atrativo, mas para investidores com mais recursos disponíveis. “Para o pequeno investidor, acredito que a alternativa mais viável continua sendo os Fundos de Investimentos”, explica Francisco.

Já para o gerente de relacionamento do Banco do Brasil na Paraíba, Tarciso de Aquino Neves, o cenário de incertezas quanto a economia externa e a perspectiva de queda de taxa de juros doméstica, os fundos de renda fixa que investem em papéis pré-fixados se mostram uma boa oportunidade.

“Tendo em vista que ainda temos perspectiva de valorização de imóveis no Brasil para os próximos anos, os fundos imobiliários também são uma boa aposta para aqueles investidores que não necessitam de muita liquidez, o cliente não paga imposto de renda sobre os rendimentos nesses fundos e ainda tem a possibilidade de valorização das cotas”, explica. É uma boa opção para quem quer investir no setor, mas não quer ter as dores de cabeça de administrar um imóvel.

O agente de investimentos da Gradual Investimentos, Luiz de Andrade Gaião, orienta o investidor mais conservador, dizendo que neste momento de turbulência econômica mundial os títulos do tesouro são a melhor opção. (Especial para o JP)

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp