ECONOMIA
Gastos do São João: como organizar as contas após o término das festas
Educadora financeira Camila Chang dá dicas de como reorganizar gastos e dívidas após o São João.
Publicado em 04/07/2023 às 16:10 | Atualizado em 05/07/2023 às 6:53
O São João na Paraíba foi comemorado com festejos em diversas cidades do estado, desde a capital ao Sertão. O Maior São João do Mundo em Campina Grande, por exemplo, contou com 32 dias de festa e muitas pessoas viajaram para acompanhar desde 1º de junho a 2 de julho.
Com a chegada de julho, chegam os resultados dos gastos do São João com bebida, comida e roupas. A educadora financeira Camila Chang dá algumas dicas de como organizar as contas pós São João que chegam no mês de julho.
A primeira dica é anotar tudo que foi gasto e detalhar a fatura do cartão de crédito. Também é preciso anotar quanto ganha e ajustar o orçamento para nesse período viver com aquilo que de fato ganha. “No financeiro, o básico funciona. A única coisa que precisa ter é disciplina e encarar a realidade de que se você ganha mil não tem condição de gastar dois mil”, explica Chang.
No caso das pessoas que estejam extremamente endividadas, é preciso organizar e priorizar aquelas dívidas de maiores juros caso estejam atrasadas para fazer uma negociação.
Segundo a educadora financeira Camila Chang a forma ideal de se fazer uma negociação é:
- Ter um valor pequeno para dar entrada
- Ir com uma proposta pronta para a empresa que vai negociar
- Determinar a quantidade de parcelas que cabem no orçamento e que consiga pagar
Quanto a dívidas de cartão de crédito, a educadora financeira aconselha a priorizar a negociação dessas dívidas, porque os juros de cartão de crédito são altos. “Para que uma dívida de 5 mil não se torne 50 mil”, alerta Camila.
A melhor opção para as pessoas que não abrem mão de comemorar o São João, segundo Camila Chang, é criar uma poupança para o próximo ano e ficar tranquilo.
Comentários