ECONOMIA
Gigante da tecnologia completa 15 anos hoje
Site de busca se transformou em um conglomerado e chjega aos 15 anos como uma das corporações mais ricas e promissoras da atualidade.
Publicado em 04/09/2013 às 6:00 | Atualizado em 14/04/2023 às 17:06
Apontada como uma das corporações mais ricas e promissoras da atualidade, o Google completa hoje 15 anos de existência. Neste percurso, muitos serviços mudaram e aquele simples site de busca se tornou um conglomerado que possui das mais variadas ferramentas de tecnologia, desde páginas de relacionamento até protótipos de óculos supertecnológicos.
O internauta pode até não saber, mas grandes nomes da internet são domínios do Google, como Youtube, Orkut, Gmail e Hangouts. Também fazem parte da empresa o navegador Chrome, apontado como um dos mais utilizados do mundo, e o sistema operacional Android, que detém cerca de 70% de participação no setor. Em 2012, o faturamento do Google chegou a U$ 50 bilhões.
A receita do sucesso é o volume de produtos e serviços disponibilizados pela empresa, que passam a mudar de forma significativa a rotina das pessoas, é o que defende Paulo Henrique, professor do curso de Mídias Digitais da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). “Do ponto de vista tecnológico, nestes 15 anos, a humanidade teve uma evolução considerável e isso se deve muito pelos serviços fornecidos pelo Google”, disse.
De acordo com o pesquisador, a empresa é hoje uma potente ferramenta na troca de informações entre pessoas e empresas.
“O Google se enquadra numa categoria de grande conglomerado de diferentes tipos de serviço. O objetivo central é organizar o fluxo de informações virtuais, colocada como meta da própria empresa. Diante desse desafio foi criada uma série de serviços que hoje são necessários para a humanidade, revolucionando como as pessoas interagem na internet”, disse.
Além dos novos produtos, há reformulação dos produtos mais antigos. Até o próprio serviço de busca adquiriu novas funções, podendo ser usado como calculadora para conversão de várias medidas. Se o usuário deseja, por exemplo, saber quantos centímetros tem 15 metros, basta colocar no local de busca do Google a frase “15 metros em centímetros”.
Para descobrir quantos minutos tem em 15 horas, bastar inserir a frase “15 minutos em horas”. O mesmo pode ser usado para transformar graus Celsius em Fahrenheit ou para fazer cálculos matemáticos. Na falta de calculadora, basta pesquisar por “15 x 15” e o site abrirá o resultado com uma calculadora digital.
Essas repaginações de serviços, segundo o professor Paulo Henrique, é uma das estratégias da empresa para manter-se viva na rotina dos usuários.
“O Google mostra que a internet será sempre repensada, sempre em busca de novos paradigmas e potencialidades. Não é à toa que eles estão sempre inventando e reinventando produtos”, disse.
Comentários