ECONOMIA
Gramado abre feira
Feira Zero Grau 2012 de calçados e assessórios deve receber 40 empresas importadoras de 12 países diferentes.
Publicado em 20/11/2012 às 6:00
A cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul, sedia até amanhã, a segunda edição da Feira Zero Grau - em Calçados e Acessórios, que reúne fornecedores e lojistas de calçados do país. Na abertura, as entidades firmaram parcerias e as tendências do mercado para 2013.
Segundo o gerente de marca equatoriana Aguima Shoes, Mario Aguirre, os principais atrativos do Brasil atualmente são a qualidade dos produtos e a redução das taxas tributárias em 40% para os países do Mercosul. “Cerca de 60% dos calçados importados pelo Equador vem do Brasil. As tarifas especiais para o Mercosul acabam sendo uma vantagem, colocando o Brasil à frente da China na nossa preferência. Nosso mercado depende muito das compras externas, especialmente de calçados femininos”.
A Zero Grau 2012 deve receber 40 empresas importadoras de 12 países diferentes. O Equador, em especial, importa cerca de 41 milhões dos 60 milhões de pares consumidos anualmente no país. “Em torno de 80% dos calçados comprados no Equador são femininos, o que faz do Rio Grande do Sul um de nossos principais fornecedores, por ser um local que foca nesse tipo de produto”, diz.
Segundo o diretor da Merkator, Frederico Pletsch, que está à frente da feira, os principais destinos das exportações brasileiras de calçados são os EUA, Argentina e o Reino Unido.
(*A repórter Hallita Avelar viajou a convite da Zero Grau)
Comentários