ECONOMIA
Guia Abrasel traz mapa turístico da Paraíba
Publicação reúne informações sobre bares e restaurantes de oito municípios paraibanos.
Publicado em 11/01/2012 às 8:00
Os paraibanos e os turistas que visitam o Estado e procuram boas opções de bares e restaurantes agora têm uma nova fonte de informações, que deverá ajudar na escolha quando o assunto é alimentação fora do lar. A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) na Paraíba lançou ontem, no Terraço Brasil, em João Pessoa, a edição 2012 do Guia Abrasel, publicação que reúne informações sobre bares e restaurantes de oito municípios paraibanos.
Reunindo 99 estabelecimentos de alimentação fora do lar, o Guia Abrasel, que já está em sua quinta edição, traz, entre outras informações, o valor médio que geralmente é gasto pelos clientes, especialidades gastronômicas, formas de pagamento aceitas, horário de funcionamento, endereço, telefone e os serviços oferecidos em cada local, como por exemplo, manobrista e música ao vivo.
O presidente da Abrasel-PB, Marcos Mozzini, comentou que nesta edição, o guia está mais completo e traz algumas novidades em comparação com os anos anteriores, como, por exemplo, um mapa turístico de João Pessoa e o detalhamento de alguns atrativos no interior do Estado, como, por exemplo, do roteiro Civilização do Açúcar.
“Estamos trabalhando para que até 2014 tenhamos um guia que contenha também todos os atrativos turísticos do Estado, para que quem chegue à Paraíba, além de ter informações sobre gastronomia, tenha também informações sobre pontos turísticos e outros serviços”, comentou.
O presidente da Abrasel destacou que hoje a Paraíba tem uma grande variedade de estabelecimentos de alimentação fora do lar e que o setor vem se expandindo ano a ano. “A gastronomia da Paraíba não fica devendo nada em comparação com grandes centros. Temos várias opções e todas muito bem servidas”, comentou.
Dando destaque para a cultura popular e os 50 anos de carreira do paraibano Flávio Tavares, a entidade escolheu a obra ‘Ariano Suassuna e seu pai João Suassuna’ para ilustrar o guia.
O artista plástico possui trabalhos reconhecidos internacionalmente, sendo bastante elogiado por equilibrar, nas suas obras, a imaginação e a observação.
Segundo projeção realizada pelo estudo do IPC Maps, no ano passado, os gastos dos paraibanos com alimentação fora do lar chegaram a R$ 969 milhões, representando um aumento de 14,1% sobre o ano anterior. Somente nos meses de janeiro e fevereiro deste ano, a projeção da Abrasel já é de crescimento de cerca de 20% sobre o mesmo período do ano passado, indicando que o faturamento do setor neste ano deverá superar R$ 1 bilhão.
Para o proprietário da lanchonete Fina Fatia, Paulo Amaral, o lançamento do guia vem colaborar com o crescimento do setor.
“Com esta publicação em mãos o turista que não conhece a cidade pode ter referências e informações gerais de onde ir”, ressaltou.
O superintendente do Sebrae na Paraíba, Júlio Rafael, destacou que nos últimos anos, o setor de gastronomia da Paraíba tem investido em profissionalização. “Os bares e restaurantes da Paraíba têm investido cada vez mais na profissionalização dos serviços oferecidos. O guia é um dos resultados deste esforço e vem mostrar aos turistas o que a Paraíba tem de melhor”, avaliou, acrescentando que a inserção de informações sobre roteiros turísticos no interior ajudam a incrementar também o fluxo de turistas no Estado.
Para o secretário de Indústria, Turismo e Comércio Estado, Renato Feliciano, o crescimento do setor turístico e da gastronomia estão diretamente relacionados. “Sem dúvidas que este guia tem uma importância tremenda para o desenvolvimento turístico de nosso Estado. Temos investido muito também na divulgação do destino Paraíba e se o turismo cresce, o setor de gastronomia também vem junto”, ressaltou o secretário.
Foram confeccionados 30 mil exemplares, que serão distribuídos em agências de viagens, empresas de transporte turístico, hotéis, pousadas, restaurantes, aeroportos, rodoviárias, pontos da PBTur e da Setur, entre outros.
O evento foi prestigiado por representantes do trade turístico da Paraíba, donos de estabelecimentos do setor autoridades políticas, secretários estaduais e municipais e representantes do Sebrae.
Comentários