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ECONOMIA

GVT vai ressarcir clientes atingidos pela pane ocorrida em 12 de janeiro

Também ficou decidido que a GVT fará um estudo visando novas rotas de transmissão para evitar outras sobrecargas e enviará à Secretaria.

Publicado em 23/01/2015 às 10:14 | Atualizado em 28/02/2024 às 16:11

A operadora GVT vai ressarcir o consumidor que foi atingido pela pane ocorrida no dia 12 de janeiro em João Pessoa. A falta de conexão deixou cerca de 27 mil pessoas ‘fora do ar’ na Paraíba por pelo menos quatro horas.

O acordo foi realizado ontem em reunião na Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-JP), resultado de uma notificação à empresa.

Também ficou decidido que a GVT fará um estudo visando novas rotas de transmissão para evitar outras sobrecargas e enviará à Secretaria.

O secretário Helton Renê adianta que o ressarcimento ao consumidor será feito na próxima fatura dos clientes e será de forma proporcional ao tempo em que o cliente ficou sem internet. “A empresa se comprometeu em ressarcir, em créditos, já na próxima fatura, o valor proporcional ao tempo em que o consumidor ficou sem acesso à rede durante a pane que ocorreu no último dia 12”, disse, adiantando que o cliente deve ficar de olho na fatura e, caso não se sentir contemplado, deve procurar o Procon-JP.

Helton Renê considerou o acordo um avanço nas relações com as operadoras de telefonia móvel, alvo de muitas reclamações por parte da sociedade.

“O desconto proporcional pode parecer irrisório individualmente, mas é um grande avanço nas relações com as empresas de telefonia móvel porque, antes, os processos se arrastavam por meses. Respostas rápidas, em poucos dias, é um sinal de que a relação empresa/consumidor está evoluindo para um maior respeito. O cliente ser contemplado em uma primeira reunião da secretaria com a empresa após uma notificação, abre boas perspectivas para a relação consumerista”.

O secretário também alerta para os consumidores que se sentiram lesados de forma mais consequente durante a pane da GVT, que procurem o Procon-JP para que se tome as providências cabíveis.

“O acordo diz respeito apenas às horas em que a empresa ficou sem prestar o serviço. Se houve casos em que a falta desse serviço, durante esse tempo, provocou um prejuízo maior, a pessoa deve procurar seus direitos enquanto consumidor lesado”.

RANKING
O ranking de reclamações contra a empresa GVT vem piorando nos últimos anos, com o número de denúncias crescendo a olhos vistos. “Em 2013, o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) do Procon-JP recebeu 68 reclamações contra a GVT, em 2014 subiu para 159 e, até o dia 22 de janeiro deste ano, já somam 14.

Consideramos um índice alto e isso também foi tema de nossa reunião, momento em que a operadora se comprometeu em nos enviar propostas que melhorem a prestação de seus serviços”, informou Helton Renê.

Imagem

Jornal da Paraíba

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