ECONOMIA
Hora de cair na folia
Além da cultura e animação no carnaval, Recife e Olinda encantam turistas com sua gastronomia e riqueza cultural.
Publicado em 20/01/2013 às 17:00
Você é do tipo que não perde uma folia e aproveita cada minuto da festa até o raiar do sol? Então já deve estar contando os dias para o Carnaval! Para quem gosta mesmo do burburinho, as ladeiras de Olinda ganham uma nova cor nesta época do ano e atraem turistas de várias partes do País.
Bonecos gigantes, frevo e muita animação são apenas algumas das atrações que fazem do carnaval de Olinda único no planeta. As fantasias são imprescindíveis e dão um charme ao folião que aceita entrar na brincadeira. As cores da bandeira do Estado ganham as roupas e calçadas da Ladeira da Misericórdia e deixam a festa ainda mais bonita.
Em Recife não é diferente. A capital pernambucana oferece ao turista as mais diversas opções de lazer. Lá, o folião pode ter o carnaval que desejar. O Galo da Madrugada, maior bloco carnavalesco do mundo, reúne mais de 1 milhão de pessoas durante sua passagem pelas ruas do Centro de Recife. Pólos como o Marco Zero, Guararapes e o Pátio de São Pedro também são pontos onde é possível aproveitar a pluralidade cultural dos pernambucanos. Do frevo ao coco, dos maracatus ao caboclinho, do som produzido pelo manguebeat ao típico rock alternativo, tudo isso pode ser conferido por quem vem prestigiar o carnaval pernambucano.
A gastronomia regional é um dos atrativos para quem visita o Estado. A diversidade está presente nos temperos que deixam os pratos ainda mais saborosos. O famoso bolo de rolo com goiabada, seguido do bolo Souza Leão – à base de macaxeira – são conhecidos em todo o país. Sem falar da tapioca do Alto da Sé, em Olinda, que tem um sabor diferente quando associada ao pôr-do-sol, visto lá de cima.
Se engana quem pensa que Olinda e Recife são feitas apenas de carnaval. As cidades tem muita história pra contar. Com um Centro Histórico riquíssimo, Olinda oferece ao turista uma viagem ao tempo colonial, com direito a visitas guiadas a museus e igrejas barrocas. A programação noturna e os ateliês de arte são outras alternativas para quem não dispensa um pouco de cultura durante a viagem.
SERVIÇO
Em Olinda, o turista pode optar pela pousada dos Quatro Cantos (Centro da Cidade Antiga, 81/3429.0220), ou pelo Hotel 7 Colinas (Centro Histórico, 81/3493.7766), que fica vizinho ao Convento de São Francisco. Outra opção é a Pousada do Amparo (Rua dos Artistas, 81/3439.1749).
Já em Recife, é possível se hospedar no Hotel Bianca (Boa Viagem, 81/3327-0958 ) ou no Hotel Atlante Plaza, (Boa Viagem, 81/3302-3333). A Pousada Villa Boa Vista (Boa Vista, 81/3223-0666) oferece fácil acesso ao Centro Histórico.
Comentários