ECONOMIA
Hora de grana extra na Páscoa
Renda com ovos de chocolates caseiros, nesse período pode ser de até dois salários mínimos, e lucro pode chegar a 100%
Publicado em 17/02/2013 às 8:51
Os ovos de chocolates, trufas e bombons personalizados na Páscoa não enchem apenas os olhos dos consumidores, mas também o bolso das donas de casa que pretendem ganhar um dinheiro extra no período. A venda de chocolate caseiro pode incrementar a renda familiar em até dois salários mínimos mensais e garantir até 100% de lucro, garantem os trabalhadores do setor.
Esse é o caso de Andreina Pereira de Alvergas, que há oito anos investiu neste mercado e hoje está se especializando na área por meio de um curso agendado para este semestre no Rio Grande do Sul.
“Há cerca de 8 anos tive a ideia de fazer ovos de chocolates para vender na Páscoa. Só que eu não estava preparada e no primeiro dia em que testei minhas receitas tudo deu errado. Peguei as formas e material que havia comprado e guardei tudo. Naquele momento decidi desistir da ideia”, relembra.
Um tempo depois, Andreina Pereira encontrou os ingredientes e formas esquecidos na sua cozinha e resolveu tentar novamente.
“Desta vez, investi na venda de trufas de chocolates e comecei a testar as receitas que peguei nas revistas. O pessoal de casa adorou. Eu estava desempregada e tinha de pagar a minha faculdade. Na época, meu namorado me incentivou e emprestou R$ 50,00 para eu começar o negócio”, contou.
Andreina Pereira disse que, após a confecção das trufas, ela conseguiu vendê-las em uma lanchonete e ficou monitorando as vendas de seus produtos. “Nos primeiros dois dias passei por lá e ninguém havia comprado minhas trufas. Então, pedi a meu filho que comprasse uma para alegrar o comerciante. Depois de uma semana voltei lá e graças a Deus todas tinham sido vendidas”.
Depois da persistência e “estratégia” de vendas usada pela empreendedora, Andreina Pereira aumentou sua produção e três meses depois já estava recebendo 300 pedidos desses doces. Seis meses após as encomendas saltaram para 5.000.
Ela lembrou que, a partir do sucesso com as trufas, voltou a tentar fazer ovos de chocolates. Mais segura, ela disse que foi um sucesso. “Passei meses lendo sobre o assunto e criando receitas. Hoje, ainda faço ovos e trufas, mas só por encomenda. Também ministro aulas na área e vou fazer um curso para aperfeiçoar minha técnica no Rio Grande do Sul, em uma escola de chocolateria”, frisou.
A empreendedora conta que o lucro é certo neste ramo, mas as pessoas têm que tomar cuidado quando vão calcular o faturamento.
“Hoje eu ganho mais dinheiro nas vendas com os produtos feitos com chocolate do que como instrutora de cursos de doces. Meu faturamento mensal varia, dependendo das encomendas, mas chego a ter dois salários mínimos de lucro por mês. É importante as pessoas não confundirem o apurado com o lucro. Temos que tirar o dinheiro com todos os gastos, o investimento para saber quanto sobrou”, disse.
Comentários