ECONOMIA
Incubadora Tecnológica de CG seleciona 16 projetos de inovação
Fundação Parque Tecnológico da Paraíba lançou edital que vai selecionar 16 projetos para fazer parte da Incubadora Tecnológica.
Publicado em 18/06/2015 às 9:02 | Atualizado em 07/02/2024 às 17:24
Uma ideia inovadora nem sempre é suficiente para obter sucesso no mundo dos negócios. Para transformá-la em realidade, o empreendedor precisa ter conhecimentos jurídicos, contábeis e de gestão financeira, que nem sempre são fáceis ou acessíveis para quem está ingressando nesse segmento. Para ajudar os empreendedores, a Fundação Parque Tecnológico da Paraíba (PaqTcPB) lançou ontem edital que vai selecionar 16 projetos para fazer parte da Incubadora Tecnológica de Campina Grande (ITCG), espaço que oferece assessoria e toda a infraestrutura necessária para que um novo negócio possa se desenvolver e prosperar.
Podem participar do edital pequenas empresas que já existem no mercado ou pessoas que tenham projetos inovadores. A seleção é feita através da internet, no endereço eletrônico (www.paqtc.org.br), e tem quatro etapas. Das 16 vagas oferecidas, seis são para empresas residentes, que podem ocupar espaço físico na ITCG, e 10 para incubação virtual. As empresas incubadas têm à sua disposição assessoria empresarial, contábil, financeira, de marketing e jurídica.
“Além de ter uma ideia inovadora, o empreendedor precisa conhecer bem seu produto, seus fornecedores, o mercado. Tudo tem que estar alinhado para que ele possa entrar no mercado e ser aceito”, salientou Elisonete Amorim, gerente de inovação do Parque Tecnológico. Segundo ela, os projetos podem ficar incubados por três anos e seis meses, antes de serem 'graduados', quando passam a caminhar sozinhos.
Atualmente, a ITCG tem 19 projetos incubados. Um deles é a Uau Studios, do campinense Mackson Araújo, que desenvolve livros interativos, com jogos e imagens em 3D, para alunos e professores dos ensinos fundamental, médio e superior.
“Eu já tive uma empresa, que fechou em 2009 e em janeiro desse ano decidi empreender novamente. Aprendi com os erros anteriores e com a ajuda da incubadora esse novo negócio está dando certo”, pontuou Mackson, que já trabalhou como professor.
Segundo Mackson, a ideia surgiu justamente nos tempos de sala de aula, ao perceber a falta de motivação de alunos e professores, além das dificuldades de acesso ao material didático. “Hoje temos uma equipe de 10 pessoas e os produtos estão sendo testados em escolas de Campina Grande e Florianópolis”, acrescentou.
Áreas contempladas na chamada 2015:
Áreas do Edital Tecnológico:
· Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC);
· Eletroeletrônica;
· Agroindústria;
· Design;
· Biotecnologia;
· Petróleo, Gás Natural,
· Biocombustíveis;
· Tecnologias Limpas;
· Energias Renováveis;
. Mobilidade Urbana.
Áreas do Edital de Economia Criativa:
· Artesanato;
· Audiovisual (cinema, vídeo, animação, jogos digitais, etc);
· Moda (confecções, acessórios, calçados e joias);
· Música.
Mais informações podem ser obtidas através do telefone (83 2101 9030) ou pelo email ([email protected]).
Comentários