ECONOMIA
Índice de aluguel cai para 5,14%
Contratos de imóveis que tomem como base o IGP-M poderão ser renovados com reajuste menor.
Publicado em 29/06/2012 às 6:00
Contratos de aluguel vencidos no período de junho para julho, que tomem como referência o Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) para reajustes, serão renovados com uma taxa menor, quando comparado ao mesmo período do ano passado. O IGP-M fechou, no acumulado de doze meses encerrado em junho, em 5,14% contra 8,64% do mesmo período de 2011. A desaceleração de 0,66% no mês de junho foi divulgada ontem pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).
O presidente em exercício do Conselho Regional dos Corretores de Imóveis da Paraíba (Creci), Jarbas Araújo, disse que a taxa mais baixa poderá modificar os termos de negociação entre inquilino e locador, no momento de renovação dos contratos.
“Com o IGP-M em baixa, fica desinteressante para a o locador fazer o reajuste. O que ele pode querer fazer é um novo contrato com o preço de mercado”, explica. No entanto, Jarbas reitera que não é costume das imobiliárias desejar a mudança constante de inquilinos.
O presidente do Sindicato dos Corretores de Imóveis da Paraíba (Sindimóveis), Ubirajara Marques, acredita que a desocupação do imóvel para alugá-lo por um preço superior é uma atitude que traz riscos para a empresa.
“Nem sempre vale a pena. O que posso dizer é que se o locatário é bom, vale mais o bom senso e a conversa. É preciso que a administradora seja razoável, mas também que o inquilino compreenda que a demanda do mercado traz mudanças no preço e isto é natural”, complementa.
Comentários