ECONOMIA
Índice de endividados na região de João Pessoa é de 64,9%
Levantamento, realizado pelo Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene), revelou que 22% dos consumidores estão com dívidas em atraso.
Publicado em 10/01/2012 às 8:00
Pesquisa encomendada pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas da Paraíba (FCDL-PB) em parceria com o Banco do Nordeste, divulgada ontem, apontou que 64,9% dos consumidores de João Pessoa estão endividados. O levantamento, realizado pelo Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene), revelou que 22% dos consumidores da região metropolitana estão com dívidas em atraso e 24,7% estão com a renda familiar comprometida. A boa notícia da pesquisa é que apenas 4% do universo entrevistado está inadimplente.
Conforme os valores modais de endividamento dos consumidores no ano, o sexo masculino possui a maior taxa de endividados, com 67,5%; a faixa de idade com maior taxa de endividados é a de 18 a 24 anos, com 67,9%.
Sobre o grau de escolaridade, os que estão cursando o ensino médio, apresentam a maior taxa de endividamento (69%). A faixa de renda familiar com maior número de endividados é a que recebe até cinco salários mínimos (66,7%).
A forma de pagamento mais utilizadas são: cartão de crédito (72,6%), financiamento (20%) e cheques pré-datados (10,2%).
Comentários