ECONOMIA
Indústria aposta em lançamentos
Indústrias paraibanas de sorvetes e picolés, estão preparando lançamentos para atender aumento do consumo dos produtos no verão.
Publicado em 02/10/2012 às 6:00
Estimuladas pela aproximação do verão, indústrias paraibanas de sorvetes e de picolés já estão preparando lançamentos para atender o aumento do consumo dos chamados produtos refrescantes, que são comuns no período que compreende os meses de outubro até o final de março.
Com a elevação dos termômetros, empresas locais investem em novos sabores, mais sofisticados e similares às marcas líderes nacionais, além de estratégias que prometem elevar as vendas em até 20%.
A fábrica Buon Gelatto promete seis novos tipos de picolé, que devem ser lançados ainda neste mês. “Começaremos a vender os sabores Supremo Plus Ouro Preto, que é com chocolate amargo, o Supremo Cookies, com chocolate branco, além de picolés de maracujá, maltine, capuccino e de chocolate com avelã”, resumiu o proprietário da empresa, Hênio Régis.
Atualmente, a Buon Gelatto trabalha com 39 sabores diferentes.
Já a indústria Casitus, no mercado há doze anos, prevê uma alta em torno dos 20% neste segundo semestre do ano. O lançamento de sabores regionais, entre eles castanha, amendoim, cajá e graviola, além do Viva Açaí, com foco no público infanto-juvenil, promete ser o carro-chefe das vendas, que devem estar em alta principalmente entre janeiro e março.
“A linha zero com sabores regionais foi uma exigência dos clientes já fidelizados da nossa primeira loja de fábrica, localizada na orla de João Pessoa”, contou a empresária Renate Cristine de Negreiros.
“O Verão tem um efeito psicológico nas pessoas, por isso que costumo dizer que as vendas permanecem boas até o final do carnaval, pois as chuvas começam mais em março. Os brasileiros ainda veem o picolé como uma sobremesa muito atrelada ao verão, por isso essa alta a partir de outubro”, explicou o empresário Hênio Régis.
Mesmo sendo uma Região de clima predominantemente quente, dados da Associação Brasileira das Indústrias de Sorvetes (Abis) informam que o Nordeste tem uma média de consumo anual de sorvete de três litros per capita, índice abaixo da média nacional (4 a 5 litros per capita) e bem inferior ao visto na Argentina, país que consome oito litros de sorvete por ano per capita.
A Buon Gelatyo prevê que as vendas cresçam entre 8% e 10% na estação mais quente do ano, com picos em dezembro e janeiro.
Além da venda de picolés de fruta e à base de leite, a Buon Gelatto investe ainda em uma linha de sucos que teve início há cerca de um ano. A meta de vendas dos produtos da linha 'Suqo' para os meses de verão é ainda maior, beirando os 32%.
“Percebemos que os consumidores estavam precisando de produtos saudáveis e práticos. Tentamos, portanto, aliar essas duas características em uma linha sem aromatizantes, sendo 100% de polpa de fruta. Para este verão, devemos trazer ainda os sabores abacaxi, goiaba e maracujá. Em outubro ainda vamos lançar também o Guaraup, um energético natural feito de guaraná e açaí”, acrescentou o empresário.
VALOR AGREGADO
Para elevar vendas e agregar valor aos produtos na alta estação, o setor enxerga perspectivas de crescimento em classes de maior poder de consumo com lançamentos de linha zero e de produtos mais sofisticados, com até três coberturas, similares às marcas líderes nacionais, mas com diferenciais, apostando em sabores regionais.
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