ECONOMIA
Indústria paraibana é destaque
Produtos regionais estão conquistando preferência do público e disputando espaços nas prateleiras com grandes marcas.
Publicado em 08/02/2012 às 6:30
Com presença cada vez mais ampla nos estabelecimentos do varejo independente, também conhecido como varejo de vizinhança, o iogurte fabricado pela indústria paraibana Ísis foi eleito 'Marca em Destaque 2011', na Região Nordeste. Além de revelar a preferência dos nordestinos, o estudo, realizado pela Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores (Abad), em parceria com a empresa de consultoria Nielsen, mostrou que a marca paraibana ficou entre as cinco líderes de mercado nacional no setor pesquisado.
Disputando com grandes marcas nacionais, como Danone e Activia, o diretor presidente da Ísis, Marcos Guedes, acredita que conseguiu conquistar a preferência nos estados nordestinos por causa do investimento na qualidade dos produtos. “A empresa tem 18 anos de existência e nós sempre trabalhamos buscando fazer o melhor. Estamos sempre em processo de desenvolvimento, com comprometimento permanente com a qualidade dos produtos”, afirmou.
Segundo Guedes, que utilizou na marca, com sede em Sousa, o nome da filha, a taxa de crescimento da indústria no ano passado chegou a 28%. “Atualmente, além da Paraíba, vendemos nossos produtos também em Pernambuco (onde também já existe uma fábrica da marca), no Rio Grande do Norte, Ceará e Alagoas”, informou.
De acordo o presidente da Associação dos Supermercados da Paraíba, Cícero Bernardo, não é só no varejo independente que os produtos regionais estão conquistando a preferência do público, mas também nos grandes supermercados. “A aceitação aos produtos regionais estão aumentando a cada ano. Acredito que isto está atrelado aos investimentos na melhoria da qualidade dos produtos, pois o consumidor está cada vez mais criterioso e exigente”, comentou, acrescentando que o fato do preço estar abaixo da média das marcas nacionais também tem impulsionado as vendas.
Para o presidente da Federação das Indústrias da Paraíba, Francisco (Buega) Gadelha, o primeiro lugar regional e a quinta colocação nacional conquistados pela Ísis refletem o cuidado que as indústrias alimentícias da Paraíba têm com a qualidade dos produtos. “Temos várias casos de sucesso entre as indústrias alimentícias paraibanas e isto acontece por causa do investimento constante na qualidade”, avaliou.
O levantamento das Marcas em Destaque no ano passado analisou 103 categorias de produtos vendidos em mercadinhos ou lojas de conveniência. Os dados folham colhidos junto a 393.938 estabelecimentos espalhados por todo o país. Na região Nordeste, os únicos estados que não tiveram estabelecimentos incluídos no levantamento foram Maranhão e Piauí,
Mas o empresário Marcos Guedes informou que neste ano a empresa começa a comercializar no Piauí e, até o início de 2013, a marca chega nas gôndolas dos estabelecimentos do Maranhão.
Comentários