ECONOMIA
Infraestrutura precária impede modernização
Publicado em 25/09/2011 às 8:00
Visionário e preocupado com a modernização do setor, o engenheiro José William Montenegro Leal acredita que é preciso que o poder público invista mais em infraestrutura para que as empresas possam se desenvolver com sustentabilidade.
“Precisamos de estradas melhores, ferrovias, portos e aeroportos. Hoje, para recebermos materiais é preciso utilizar fortemente o modal rodoviário, mas se o ferroviário fosse utilizado, com certeza nossos custos seriam barateados”, opinou.
O engenheiro José William aponta para outros gargalos do setor da construção civil na Paraíba que precisam ser solucionados.
Entre os principais empecilhos encontrados, o engenheiro destaca a legislação tributária e o déficit de mão de obra qualificada no Estado.
“Há um esforço para formar mão de obra, mas ainda enfrentamos uma carência muito grande. Cursos são oferecidos com frequência, mas ainda há um longo caminho para equacionar esse problema que afeta hoje pratacimente todo o setor produtivo”, frisa. Ele acrescenta ainda que a carga tributária atual é outro problema que impede o crescimento e a competitividade de muitas empresas da Paraíba e do país”, criticou.
A Receita Federal divulgou na última sexta-feira que 33% de tudo o que o brasileiro ganhou em 2010 foi para os cofres públicos.
Comentários