ECONOMIA
Integração do Pix, Open Finance e Real Digital: entenda como deve funcionar
Objetivo da integração entre o Pix, Open Finance e Real Digital é desenvolver uma economia digital no país mais eficiente e segura nas transações.
Publicado em 19/05/2023 às 12:56 | Atualizado em 20/06/2023 às 14:31
O Banco Central anunciou que planeja integrar Pix, Open Finance e Real Digital. O objetivo é desenvolver uma economia digital no país mais eficiente e segura nas transações.
Mas diante de tantas mudanças tecnológicas, o que essa integração quer dizer na prática?
O que é o Pix
Pix é o pagamento instantâneo brasileiro. O meio de pagamento criado pelo Banco Central (BC) em que os recursos são transferidos entre contas em poucos segundos, a qualquer hora ou dia. É prático, rápido e seguro. O Pix pode ser realizado a partir de uma conta corrente, conta poupança ou conta de pagamento pré-paga.
O que é Open Finance
O Open Finance ou Sistema Financeiro Aberto é uma iniciativa do Banco Central que tem como principais objetivos trazer inovação ao sistema financeiro, promover a concorrência, e melhorar a oferta de produtos e serviços financeiros para você, consumidor.
A pessoa física ou jurídica é quem decide quando e com quem deseja compartilhar seus dados. O Open Finance assegura a padronização do compartilhamento de dados e serviços.
O que é Real Digital
Como o próprio nome já diz, o Real Digital será a primeira moeda virtual oficial do Brasil. Trata-se, em suma, de uma extensão das tradicionais cédulas físicas de dinheiro, mas será transacionada exclusivamente no ambiente digital.
Integração do Pix, Open Finance e Real Digital
O diretor do Banco Central não deu uma data específica para a integração, mas passou uma agenda de próximos passos. De acordo com ele, as próximas etapas serão:
- Pix e Open Finance (integração do Pix com o iniciador de pagamentos do OF);
- Pix e outros produtos (como produtos de crédito);
- Pix e internacionalização da moeda (possivelmente o Pix Internacional);
- Pix e Real Digital (CBDC);
- Real digital (CBDC) e Open Finance;
- Agregador Financeiro;
- Construção da carteira digital.
Faz parte da ideia a criação de uma plataforma que possa compreender todos esses serviços para o usuário, melhorando a conveniência do cliente.
O Pix foi essencial para a transformação financeira no Brasil. Antes da ferramenta, 33 milhões de pessoas não faziam transações financeiras eletrônicas. Hoje são mais de 174 milhões de usuários. O Open Finance também atingiu a marca de 31 milhões de permissões de usuários para compartilhamento de dados.
Acompanhe as últimas notícias sobre a economia brasileira no Jornal da Paraíba.
Comentários