ECONOMIA
Integração entre Uber e iFood chega à Paraíba em janeiro; veja como vai funcionar
Mudança será gradual e deve chegar na Paraíba em janeiro de 2026, começando por João Pessoa.
Publicado em 23/11/2025 às 8:44

Os aplicativos Uber e Ifood anunciaram que vão iniciar uma integração. Os clientes do iFood vão poder acessar viagens da Uber diretamente do app de delivery. A mudança será gradual e deve chegar na Paraíba em janeiro de 2026, começando por João Pessoa.
A mudança começa a funcionar por Belo Horizonte, cidade escolhida para acessar a integração no mês de novembro, inicialmente a partir do aplicativo do iFood.
Em dezembro, a mudança chega a São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba, Fortaleza, Campinas, Goiânia, Recife, Porto Alegre e Salvador, também começando pelo aplicativo do iFood, permitindo o acesso à Uber.
Em janeiro de 2026, a previsão é de que a integração chegue a todas as cidades onde os aplicativos operam.
O economista Cássio Bessarria destaca que a mudança traz um aumento na oferta de serviços e maior eficiência logística, o que favorece a retenção de clientes e colaboradores.
“Com essa integração, as plataformas de serviços, elas vão conseguir aumentar as chances de retenção e atração de novos clientes, tendo em vista que esse é um dos maiores desafios das plataformas de prestação de serviços. Um outro ponto que merece ser destacado é a questão do aumento na oferta de serviços que faz com que aumente a eficiência logística reduzindo custos de transação”.
Por outro lado, ele se preocupa com a concorrência de mercado. De acordo com uma pesquisa da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), 82% dos consumidores de delivery no Brasil preferem o Ifood. Cássio Bessarria afirma que a competitividade é fundamental para que o mercado se mantenha dinâmico e inovador.
“Essa integração pode afetar a concorrência de mercado. O mercado mais competitivo, com maior número de empresas, faz com que os preços tendam a ser menores e o mercado tende a ser mais dinâmico também, mais inovador".
Guerra do delivery
O anúncio veio em meio ao que os estudiosos vêm chamando de “guerra do delivery”, que é como vem sendo chamada a disputa entre aplicativos de delivery no Brasil em 2025.
A 99Food anunciou um investimento de R$ 1 bilhão e a isenção de taxas para restaurantes, como forma de atrair estabelecimentos, além de ganhos maiores para os entregadores.
Já a empresa Rappi anunciou que irá investir R$ 1,4 bilhão ao longo dos próximos três anos e que 80% deste valor irão para zerar taxas cobradas dos restaurantes.
A chinesa Meituan anunciou que irá trazer seu aplicativo “Keeta” ao Brasil pela primeira vez, com um investimento de R$ 5,6 bilhões.

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