ECONOMIA
Interior recebe evento sobre caprinovinocultura
XII Expofeira de Caprinos e Ovinos - Bode na Rua acontece a partir desta sexta-feira (20) na cidade de Gurjão, no Cariri.
Publicado em 20/07/2012 às 6:00
Apesar de enfrentar problemas como a forte estiagem, a Paraíba é hoje destaque na caprinovinocultura. A atividade, que garante a renda de 600 pequenos produtores rurais, garante ao Cariri paraibano a primeira colocação em produção de leite de cabra do Brasil. Pensando no desempenho dos produtores paraibanos no setor, a cidade de Gurjão realiza, a partir de hoje, a XII Expofeira de Caprinos e Ovinos - Bode na Rua.
Até domingo, produtores e empresários do setor irão se reunir no interior do Estado para conferir as novidades a respeito da atividade, conhecendo novas tecnologias e raças melhoradas.
Com o objetivo principal de gerar emprego e renda para criadores do município e de outras regiões do Estado, a 12ª edição da feira trará na programação comercializações de animais e concursos, além de apresentações culturais.
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Estado fornece cerca de 500 mil litros de leite por mês só para o Programa do Leite. Após ser pasteurizado e envasado, o leite é distribuído pelas Unidades de Beneficiamento de Leite (UBLs) do Estado para 31 municípios paraibanos, beneficiando aproximadamente 3 mil famílias carentes.
Atualmente, a Paraíba é líder na atividade, ficando à frente de estados como Rio Grande do Norte, Ceará e Pernambuco.
Segundo o analista técnico do Sebrae em Monteiro e gestor do projeto Aprisco, João Jardelino Neto, a qualidade dos produtos derivados do leite na Paraíba tem crescido nos últimos anos, atingindo um patamar bastante satisfatório perante a produção nacional. “Participamos de feiras e eventos, com degustação e pesquisas junto a consumidores e sempre somos destaque pela qualidade dos produtos”, disse.
De acordo com o gestor, 80% dos produtores rurais da Paraíba produzem até 20 litros de cabra por mês, gerando uma renda bruta mensal de R$ 750,00 por mês por família.
Comentários