icon search
icon search
home icon Home > economia
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

ECONOMIA

Interior recebe evento sobre caprinovinocultura

XII Expofeira de Caprinos e Ovinos - Bode na Rua acontece a partir desta sexta-feira (20) na cidade de Gurjão, no Cariri.

Publicado em 20/07/2012 às 6:00

Apesar de enfrentar problemas como a forte estiagem, a Paraíba é hoje destaque na caprinovinocultura. A atividade, que garante a renda de 600 pequenos produtores rurais, garante ao Cariri paraibano a primeira colocação em produção de leite de cabra do Brasil. Pensando no desempenho dos produtores paraibanos no setor, a cidade de Gurjão realiza, a partir de hoje, a XII Expofeira de Caprinos e Ovinos - Bode na Rua.

Até domingo, produtores e empresários do setor irão se reunir no interior do Estado para conferir as novidades a respeito da atividade, conhecendo novas tecnologias e raças melhoradas.

Com o objetivo principal de gerar emprego e renda para criadores do município e de outras regiões do Estado, a 12ª edição da feira trará na programação comercializações de animais e concursos, além de apresentações culturais.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Estado fornece cerca de 500 mil litros de leite por mês só para o Programa do Leite. Após ser pasteurizado e envasado, o leite é distribuído pelas Unidades de Beneficiamento de Leite (UBLs) do Estado para 31 municípios paraibanos, beneficiando aproximadamente 3 mil famílias carentes.

Atualmente, a Paraíba é líder na atividade, ficando à frente de estados como Rio Grande do Norte, Ceará e Pernambuco.

Segundo o analista técnico do Sebrae em Monteiro e gestor do projeto Aprisco, João Jardelino Neto, a qualidade dos produtos derivados do leite na Paraíba tem crescido nos últimos anos, atingindo um patamar bastante satisfatório perante a produção nacional. “Participamos de feiras e eventos, com degustação e pesquisas junto a consumidores e sempre somos destaque pela qualidade dos produtos”, disse.

De acordo com o gestor, 80% dos produtores rurais da Paraíba produzem até 20 litros de cabra por mês, gerando uma renda bruta mensal de R$ 750,00 por mês por família.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp