ECONOMIA
Internet ajuda a planejar despesas de acordo com a renda de cada um
Sites possibilitam ao consumidor uma tomada de consciência de sua postura frente às relações de consumo.
Publicado em 13/02/2011 às 8:47
De Jean Gregório do Jornal da Paraíba
O hábito de anotar tudo que compra, planejar os pagamentos do mês sempre amparado na renda, jogando tudo numa planilha do Excel é uma prática diária da psicóloga organizacional, Késsia Liliana Dantas Bezerra Cavalcanti.
“Traçar um perfil financeiro da pessoa é o primeiro passo para começar a controlar os gastos. As pessoas com dificuldades financeiras precisam saber onde estão gastando e ganhando para fazer uma avaliação. No perfil, além de todas as receitas e despesas fixas (água, luz, condomínio, aluguel ou financiamento) e cartão de crédito, inclui também datas de pagamentos de tributos (IPVA e IPTU), despesas eventuais que costumam tirar o sono dos pais no início de ano como matrícula e material escolar e até os meses que concentram maior número de aniversários e que precisam de uma reserva maior em determinado período. É uma questão de planejamento mediante o rendimento”, afirma Kessia, que considerou os sites de finanças pessoais “extremamente agradável para navegar. Tenho certeza que eles poderão ajudar bastante a coletividade a tomar atitudes mais conscientes nas suas relações de consumo”, frisa.
Para Kessia, todos esses cinco sites possibilitam ao consumidor “uma tomada de consciência de sua postura frente às relações de consumo. Consumir é um ato prazeroso, com responsabilidade e ética é melhor ainda”.
Ela destaca o (www.gbolso.com.br) é bastante didático. “Traz dicas de consumo consciente e sustentável, por ser elaborado por um conglomerado de instituições bancárias enfoca todos os aspectos atinentes a gastos e economias enfatizando uma relação consciente sobre o consumismo cada vez mais desenfreado, levando as opções oferecidas pelas mesmas instituições como poupança, leasing e conta investimento. No site, há cadernos temáticos que enfoca orçamento, planejamento, gestão e educação financeira, possibilitando que cada consumidor possa traçar e encontrar o seu perfil financeiro”.
Outro avaliado por Kessia foi o (www.manubia.com.br). “Ele é extremamente simples, fácil de se criar (montar) e acompanhar o controle financeiro da família possibilitando um maior autoconhecimento contábil do orçamento doméstico, possibilitando uma atitude consciente nas escolhas e gastos devido ao mesmo trazer uma demonstração gráfica de tudo o que for alimentado no programa, tipo receita e despesas. Possui uma versão gratuita e paga para escolha, mas achei bastante funcional”, frisa.
Já Maria do Carmo Araújo Maia, que trabalha no Procon Estadual e faz seu controle ainda numa agenda pessoal, diz que nunca utilizou sites de finanças ou planilhas do Excel para fazer seu planejamento. “Anoto todos os gastos na agenda, mas acho que se novas ferramentas estão disponíveis nos sites podem ampliar nossos controles. Respeito muito o quanto ganho, faço isso diariamente na agenda. Equilibrar o orçamento é sempre uma tarefa difícil, mas é fundamental. Como comissionada do Estado, fiquei este mês sem salário. Evidentemente, que qualquer atraso de salário ou não pagamento costuma causar estragos, mas me prevenir no final de ano e fiz reservas”, lembrou.
A organização financeira fez Kessia Liliana ganhar milhas aéreas em viagens internacionais. “Como concentro todas as compras no cartão de crédito, ganhei pontos suficientes para trocar por milhas. Nas últimas férias de julho, ela viajou para os EUA de graça com os três filhos.
Segundo Guilherme Baía, “saber o que comprar, como comprar e quando comprar é fundamental para a saúde financeira de qualquer cidadão. Faz bem inclusive para a economia, tanto é que alguns bancos já atuam orientando seus clientes para o crédito.
Comentários