ECONOMIA
IPTU é prorrogado até o dia 15
Prazo foi prorrogado e nova data de vencimento para pagamento em cota única com desconto de 20% do IPTU é 15 de abril.
Publicado em 02/04/2014 às 6:00 | Atualizado em 16/01/2024 às 15:20
Em virtude da greve dos Correios, que acabou comprometendo a entrega dos carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) deste ano em Campina Grande, o prefeito Romero Rodrigues decidiu prorrogar o prazo para pagamento da cota única à vista do tributo, que havia se encerrado na última segunda-feira, quando se formaram filas em bancos e nas casas lotéricas para efetuar o pagamento do imposto.
De acordo com o prefeito Romero Rodrigues, a nova data de vencimento para pagamento em cota única com desconto de 20% é 15 de abril. O desconto é válido para o contribuinte que não esteja inadimplente com a arrecadação de anos anteriores.
Quem ainda não recebeu o carnê pode se dirigir à Secretaria de Finanças, na Avenida Floriano Peixoto, para solicitar a segunda via.
Também é possível ter acesso à segunda via sem precisar se deslocar até a secretaria, já que a PMCG disponibiliza um modo mais prático, que é a impressão através da internet. Basta acessar o portal da prefeitura, através do endereço eletrônico, clicar no link (imagem) ‘Portal do IPTU’ e inserir a inscrição do imóvel.
Cerca de 150 mil carnês foram entregues aos Correios para distribuição na cidade.
A projeção da Secretaria de Finanças é arrecadar em torno de R$ 25 milhões. No ano passado, porém, a inadimplência foi de cerca de 50%, tendo sido arrecadados com o IPTU aproximadamente R$13 milhões, recursos empregados na compra de equipamentos para limpeza urbana, execução de ações e obras, como recapeamento asfáltico, desapropriação de áreas e calçamento de ruas.
CORREIOS NEGA
A Diretoria Regional dos Correios na Paraíba diz que não houve atrasos na entrega dos carnês do IPTU em Campina Grande. A primeira postagem dos carnês ocorreu no último dia 20, por decisão da própria prefeitura que precisou atualizar o cadastro de endereços. Os Correios realizaram a entrega até a última sexta-feira, dentro do prazo estabelecido junto à administração municipal.
Cerca de 126 mil carnês foram entregues e o percentual de devolução foi de apenas 1,5%. Os casos de devolução ocorrem quando o endereço não existe, o número indicado não corresponde ou quando há recusa.
A greve não interferiu na entrega dos carnês, uma vez que foi dada prioridade a esta operação e os carteiros que paralisaram as suas atividades retornaram no dia 14 de março.
Alguns moradores alegaram na última segunda-feira que os carnês chegaram de última hora.
Comentários