ECONOMIA
Assinado decreto que reduz conta de energia para famílias de baixa renda
Medida deve beneficiar 500 mil pessoas, segundo governador. Entenda.
Publicado em 02/01/2019 às 13:03 | Atualizado em 02/01/2019 às 17:10
Foi assinado nesta quarta-feira (2) o decreto que isenta a cobrança do ICMS na conta de energia de famílias de baixa renda e com consumo médio de 3 kw de energia por dia. A medida foi anunciada pelo governador João Azevêdo durante a solenidade de posse como governador na terça-feira (1).
A medida foi assinada durante a primeira coletiva concedida pelo governador, logo depois da solenidade de posse coletiva dos secretários da nova gestão estadual.
>>> João anuncia fusão de secretarias e prevê economia de mais de R$ 26 milhões
>>> João Azevêdo dá posse aos secretários e agenda reunião para esta quinta
Mais de 500 mil pessoas devem ser beneficiadas, prevê o governador. Ele também explicou que para ter acesso ao benefício, a família que se encaixa no perfil da medida vai precisar procurar a Energisa e comprovar as condições.
João explicou que inicialmente a referência seria o consumo de 90kw por mês, mas essa conta foi alterada para uma média diária de 3kw, o que, segundo o governador, seria uma medida mais justa já que há variação no número de dias de acordo com o mês. "Às vezes a Energisa faz a medida por 33 dias e aí alguém poderia consumir fora do limite de isenção", explicou.
Segundo a coordenadora de serviços comerciais da Energisa, Andréa Araújo, atualmente a empresa já atende 72 famílias de baixa renda e que consomem até 50kw por mês. Com o novo parâmetro, outras 140 mil famílias vão ser incluídas, somando 212 mil unidades residenciais.
Comentários