ECONOMIA
João Suassuna será ampliado
Área de 400 mil metros quadrados será desapropriada para expansão do aeroporto de Campina Grande, que tem quase 50 anos.
Publicado em 28/03/2012 às 6:30
Inaugurado há quase 50 anos, o Aeroporto João Suassuna, em Campina Grande, deverá passar por uma forte ampliação nos próximos anos. Ontem, o superintendente regional da Infraero, Fernando Nicácio, solicitou da prefeitura a desapropriação de uma área de aproximadamente 400 mil metros quadrados, para a expansão do empreendimento. O poder público municipal iniciou um estudo para verificar a viabilidade e os custos da desapropriação.
Pelo projeto, o aeroporto campinense passaria por um crescimento de sua área de 50%, já que atualmente possui um espaço de 800 mil metros quadrados. No entanto, a capacidade de operação durante um ano, que hoje é de 147 mil passageiros, saltaria para cinco milhões nos próximos 20 anos, conforme um plano diretor que está sendo elaborado pela Infraero. “Hoje a área que temos é suficiente para atender às demandas, mas no futuro já próximo não mais será. Por isso que estamos planejando o aeroporto em longo prazo, em nosso plano diretor. Para pensarmos em mais qualidade e segurança, teríamos de ter uma ampliação de pelo menos 400 mil metros quadrados”, observou o superintendente da Infraero em Campina Grande, Nilson José.
O secretário executivo da prefeitura de Campina Grande, Hermano Nepomuceno, lembrou que a gestão municipal “tem interesse em contribuir com a expansão desse equipamento, que é tão importante para a cidade. Para tanto, nós iniciamos um levantamento e nos próximos vinte dias esperamos concluí-lo, para identificarmos as circunstâncias e os custos de uma desapropriação como essa”, frisou. A desapropriação seria necessária para a ampliação de áreas de preservação, taxiamento e segurança do João Suassuna. Com o aumento do espaço, o aeroporto iria aumentar a sua capacidade de receber um maior número de aeronaves. O prazo para a entrega do plano diretor à Infraero é o dia 18 de junho.
Comentários