ECONOMIA
JP deve receber 10 mil turistas no feriado de 12 de outubro
Rede hoteleira está com previsão de 96% de ocupação. Fora curtir o feriado, o turista vem em busca de aproveitar as belas praias do litoral da Paraíba.
Publicado em 08/10/2015 às 15:46
A rede hoteleira de João Pessoa estará com 96% de ocupação durante o feriado de 12 de outubro, segundo previsão da Associação Brasileira da Indústria Hoteleira, secção Paraíba (ABIH-PB). A busca pelas praias da capital é o principal motivo de toda essa lotação turística, que cresceu em 15% em relação ao mesmo período do ano passado. A estimativa, ainda, é de que isso gere uma renda de R$ 8 milhões para a economia local.
De acordo com a presidente da Empresa Paraibana de Turismo (Pbtur), Ruth Avelino, esse número de ocupação representa cerca de 10 mil turistas que estarão na cidade durante o período, que vai de sexta-feira (9) até a segunda-feira (12). Esse número, por tanto, só contabiliza os hospedes de hóteis, pousadas e hostels. “Ainda tem os que se acomodam em casas de parentes e amigos”, observa Ruth.
O lucro na economia, segundo ela, gira em torno de uma média aproximada de consumo por cada pessoa durante esses dias, que é em torno de R$ 200,00, divididos entre hospedagem, alimentação e passeios. Ruth ainda ressalta que o dado é apenas para os hoteis e o turismo em João Pessoa. No total, em todo o estado, ou seja, no Litoral Sul, Sertão, Brejo, Cariri, Agreste, a ocupação hoteleira estima uma lotação que fica entre 80% e 90%.
O crescimento do número de hospedes em relação ao mesmo período de 2014, segundo Ruth, é algo importante e que merece destaque, tendo em vista de que no ano passado, o número de leitos era de 9.200 e, atualmente, é de 10.500, ou seja, aumentaram as vagas de hospedagens junto com o número de turistas..
Sobre a escolha da capital como refúgio para o feriadão, a presidente destaca que, apesar do principal motivo serem as praias, a cidade dispõe de vários pontos a serem visitados, a exemplo da Estação Cabo Branco, a Bica e a Ponta do Seixas, além do Centro Histórico.
Comentários