icon search
icon search
home icon Home > economia
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

ECONOMIA

JP lidera queda de postos na PB

Com saldo negativo de 593 postos, a capital paraibana foi a que mais perdeu vagas em abril. No acumulado do ano, o saldo negativo é de 1.531.

Publicado em 23/05/2015 às 6:00 | Atualizado em 09/02/2024 às 16:45

O Caged apontou que entre os 17 municípios paraibanos, com mais de 30 mil habitantes, o pior saldo de empregos registrado em abril foi em João Pessoa (-593), logo seguido de Santa Rita (-534) e em terceiro Campina Grande (-458). Já o melhor desempenho de abril entre os municípios na geração de empregos foi observado em Mamanguape, mas com saldo de apenas 38 postos.

O economista Rafael Bernardino enfocou que é natural a capital paraibana apresentar fortes perdas no período, pois é quem emprega um maior volume de pessoas em atividades como a construção civil. Fator semelhante, segundo o economista, deve ter ocorrido em Campina Grande. Já em Santa Rita, as dispensas de trabalhadores estão relacionadas com a entressafra da cana-de-açúcar.

JOÃO PESSOA
Segundo o Caged, em João Pessoa as maiores perdas em abril e no ano continuam concentradas na construção civil e no comércio. Em abril, os setores desligaram 648 e 286 postos, respectivamente. No acumulado de quatro meses, João Pessoa tem saldo negativo de 1.521 na construção civil e 818 no comércio.

CAMPINA GRANDE
Já na cidade de Campina Grande, as perdas de postos estão menores que na capital, mas os setores que mais demitiram foram a indústria de transformação e construção civil em abril e no ano. Em abril, o setor desligou 187 e soma 506 no ano na indústria de transformação, enquanto a construção desligou 102 em abril e acumula 711 postos no ano.

NO ACUMULADO DO ANO
Nos quatro meses do ano houve um decréscimo de 10.495 postos. Desse total, cerca de 60% foram registrados nas 17 principais cidades paraibanas que somaram um saldo de -6.188 trabalhadores. No acumulado do ano, os melhores saldos na Paraíba foram em Sapé (203) e Sousa (133). Já os menores resultados foram observados em Santa Rita (-2.738), João Pessoa (-1.531) e Campina Grande (-866).

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp