icon search
icon search
home icon Home > economia
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

ECONOMIA

'Kits festa' ganham mercado na Paraíba

“Kits festa” oferecem opções contendo diferentes tipos de doces, salgados e torta.

Publicado em 08/04/2012 às 8:00


Se antes muitas pessoas preferiam fazer, em casa, doces e salgados para pequenas comemorações, atualmente o ritmo mais acelerado de trabalho tem feito com que as encomendas desses alimentos se tornem uma preferência para quase todas as classes sociais. Esta mudança de hábito tem ocasionado o crescimento de negócios formais e informais que se dedicam à fabricação dos já popularizados “kits festa”, que oferecem opções contendo diferentes tipos de doces, salgados e torta.

Proprietário de uma pequena fábrica de doces e salgados há cinco anos, Marcílio Cavalcante, comentou que somente no ano passado as vendas cresceram cerca de 30%. para este ano, a expectativa é de alavancar as vendas em mais 50%. “Oferecemos kits prontos, com doces, salgados e torta. Mas temos também a opção de outros pratos, como salpicão, por exemplo. O negócio vem crescendo bastante, principalmente porque oferecemos produtos de qualidade com preços acessíveis”, comentou o proprietário do Buffet Bom Demais.

A analista de Orientação Profissional do Sebrae-PB, Marielza Araújo, ressalta que, apesar de ainda não existirem pesquisas específicas sobre o crescimento do setor, a ampliação da quantidade de negócios nesta área é perceptível.

“Frequentemente recebemos aqui pessoas interessadas em montar algum negócio relacionado a festas, exatamente porque há uma boa rentabilidade neste setor. E dentro deste universo, a venda de kits prontos para realizar pequenas festas em casa também tem crescido muito”, comentou.

Para a analista do Sebrae-PB, o crescimento destes negócios está relacionado principalmente à melhoria do poder aquisitivo da população e às mudanças de hábito. “Cada vez mais, as mulheres estão no mercado de trabalho e as pessoas passam mais tempo fora de casa. Como o paraibano é um povo muito festivo e gosta muito de comemorações, para não abrir mão das festas, as pessoas estão preferindo fazer encomendas”, comentou.

Segundo Marielza, atualmente há clientela para quem oferece de kits mais simples, aos mais sofisticados. “Hoje, com a melhoria do poder aquisitivo da população, mesmo nas camadas mais carentes, as pessoas têm condições para fazer uma festinha de aniversário. É claro que para cada público existem características diferentes, mas com a correria do dia a dia, a maioria das pessoas está preferindo já receber os produtos prontos em casa”, comentou.

A mudança de hábito, segundo o empreendedor Marcílio Cavalcante, também está refletindo nos períodos de maior venda. “Antigamente, as vendas se concentravam principalmente no final do ano, para as confraternizações e outras festas. Chegávamos a passar alguns meses sem encomendas. Agora, sempre existe demanda. Dezembro continua sendo nosso melhor mês, mas as vendas para festas de aniversário também são muito boas”, comentou.

Segundo Marcílio, na época em que montou o negócio, o faturamento mensal era de em média R$ 2 mil. Atualmente, o faturamento chega a R$ 12 mil, com a fabricação de kits e venda de marmitas. “Hoje o trabalho envolve toda a família”, comentou.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp