ECONOMIA
Loja de variedade quer agregar Copa às vendas juninas
A maior parte dos produtos típicos da época estão nos tons da Copa do Mundo, mas também há opções para quem quer fugir das cores da bandeira brasileira.
Publicado em 25/05/2014 às 8:00 | Atualizado em 29/01/2024 às 15:15
Nas lojas de variedades, como a Alves Miudezas, o São João veio em verde e amarelo. A maior parte dos produtos típicos da época estão nos tons da Copa do Mundo, mas também há opções para quem quer fugir das cores da bandeira brasileira.
O dono do estabelecimento da Alves Miudezas, Francisco Alves, espera em junho uma expansão de até 40% na receita em comparação a junho de 2013. O índice cresceu este ano, segundo ele, porque os festejos juninos ocorrerão paralelo ao Mundial.
“Muita gente compra para o São João e para a comemoração da Copa e isso aumenta as vendas”, contou. Na loja, um vestido junino (infantil) pode ser encontrado por R$ 15,00. Quem quiser um figurino mais arrumado pode gastar até R$ 74,00 pela mesma peça, com uma qualidade melhor. Além de roupas, a Alves Miudezas ainda traz diversos balões juninos a preços de R$ 0,99 (6 centímetros) até R$ 99,00 (1m50 de comprimento).
Nos centros comerciais populares, como o Shopping 4400, na Cidade Baixa, há comerciante com boas projeções de vendas.
Um exemplo é Maria Cristina Figueiredo Gomes. “A procura no meu boxe dobra no São João. A data só perde para o Natal.
Este ano, a movimentação deve ser melhor por conta da Copa do Mundo. Estamos aguardando acréscimo de 20% nas vendas comparada a junho de 2013”, contou. No local um vestido de Rainha do Milho varia de R$ 38,00 (2 anos de idade) até R$ 55,00 (3 anos de idade).
Já nas padarias da capital paraibana, a união entre Copa do Mundo e São João traz projeções positivas para uns e preocupações para outros. Tradicionalmente há incremento na produção de bolos de milho, de mandioca, pé de moleque, canjica e pamonha, mas como este ano vai ter jogo da seleção brasileira no dia 23, há uma verdadeira incógnita em relação à presença dos clientes.
Mas o gerente da Panificadora Acre Pão, no Bairro dos Estados, Edmundo Lira Júnior, se mostrou esperançoso e afirmou que este ano está esperando um incremento de até 15% comparado a 2013. Ele explicou que no ano passado houve uma queda no faturamento de 30% por causa da falta do milho, que encareceu os produtos feitos com esta matéria-prima e o consumidor retraiu as compras.
“Este ano, a situação melhorou e esperamos uma presença maior dos clientes. Vamos colocar nosso trio pé de serra e acredito que com o jogo o pessoal vai ficar mais animado e vai vir para a padaria”, contou.
Por outro lado, o proprietário da Panificadora Bonfim, em Tambaú, Joaquim Norberto, disse que está receoso e apesar de incrementar a quantidade das guloseimas não sabe se vai ter cliente para comprar os produtos. “O nosso maior movimento no São João é no dia 23, em que vendemos cinco mil peças somente de pamonha e canjica. Mas este ano vai ter jogo do Brasil justamente nesta data e não sabemos se vamos ter maior movimento. Estamos preocupados e pensando em queda”, confessou Joaquim.
Comentários