ECONOMIA
Lojas ampliam exposição para o Dia das Crianças
Entre as estratégias utilizadas pelas lojas do segmento, estão preços diferenciados e exibição de peças publicitárias voltadas para a data.
Publicado em 13/09/2012 às 6:00
A um mês do Dia das Crianças, lojas segmentadas voltadas para o público infantil já estão com estoques preparados e exposição ampliada de produtos como brinquedos, de eletrônicos (games), roupas e sapatos em João Pessoa. As vendas, que costumam crescer no segundo semestre do ano, já devem se intensificar no próximo mês, podendo haver um incremento de até 30% nas vendas em comparação com os demais meses do ano.
Entre as estratégias utilizadas para atrair e melhor receber o público, algumas lojas da capital já investem em preços diferenciados e em peças publicitárias voltadas para a data. Um feirão de brinquedos, iniciado neste mês, já vem provocando um movimento intenso no Atacadão dos Presentes, entre pais e lojas revendedoras. “Desde o dia 1º, estamos com descontos de 10% a 20% e devemos manter esses preços até o dia 12 de outubro.
As expectativas estão muito boas, até porque estamos com 60% da loja só de brinquedos”, afirmou o gerente do estabelecimento, Manoel Ramos.
Com uma previsão de incremento das vendas em até 7% com relação ao feriado de 2011, o Atacadão dos Presentes deve começar, na próxima segunda-feira, um trabalho intenso de divulgação, com cartazes, faixas e carros de som. Entre os produtos preferidos pela criançada, Manoel aponta as bonecas, carrinhos, jogos educativos e brinquedos eletrônicos.
“O interessante é que os pais costumam querer dar tudo do bom e do melhor para seus filhos, por isso as bonecas e os carrinhos mais sofisticados estão tendo bastante saída. Nossos descontos ajudam, claro. Um dos modelos de boneca está por R$ 36,90, quando antes custava R$ 54,90”, comentou.
O ramo dos brinquedos é lembrado pelo presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas da Paraíba (FCDL-PB), José Lopes Neto, como o de maior sucesso nessa época. “É difícil prever ainda como o comércio se sairá no próximo mês, mas sempre almejamos crescimento. Apesar de não ser uma data tão forte por vender apenas produtos muito específicos, não deixa de haver um faturamento considerável para os lojistas. Calçados e roupas também, mas a grande maioria dos pais prefere comprar brinquedos”, disse.
Ainda assim, a proprietária da loja Vagalume Moda Infantil, Patrícia Nunes, estima um crescimento em torno dos 30% nas vendas. Segundo ela, o fluxo de clientes está mais agitado desde o início de setembro, especialmente na procura por conjuntos de shorts e camisas. “Nós sabemos que os brinquedos predominam, mas essa não deixa de ser uma data importante para nosso segmento. Estávamos com uma promoção, o que ajudou a alavancar as vendas, e em breve devemos lançar uma chamada na TV focada no Dia das Crianças”, explicou.
Já a procura por videogames promete puxar o faturamento da World Games, loja especializada em produtos tecnológicos.
Além disso, a tendência atual é a compra de tablets, segundo um dos vendedores do estabelecimento, Francielyton Diniz.
“Muitos filhos adolescentes estão preferindo artigos modernos, como tablets e câmeras fotográficas. De qualquer forma, videogames como o Playstation 3 e o Xbox 360 lideram, pois já vendemos bastante neste mês”, declarou.
Comentários