ECONOMIA
Lojas ampliam vagas temporárias em novembro
Apesar do mercado de contratações temporárias aquecer em novembro, a expectativa é de uma redução de 25% na abertura de novas vagas.
Publicado em 08/11/2012 às 6:00
Novembro será o mês mais aquecido de contratações para as vagas temporárias no comércio paraibano. Apesar da expectativa da Associação Brasileira das Empresas de Serviços Terceirizáveis e de Trabalho Temporário (Asserttem) prever redução de 25% na abertura de novas vagas este ano, as lojas de departamentos na Paraíba estimam aumento de até 50% no quadro de funcionários.
Nesta semana, a rede de lojas de departamento Riachuelo anunciou mais de oito mil vagas temporárias para o país, sendo 200 vagas apenas para João Pessoa e Campina Grande. De acordo com a supervisora comercial de uma das unidades da loja no Shopping Tambiá, Jailza Maropo, as seleções começaram ainda em outubro e a maioria dos 60 funcionários 'extras-Natal' poderá ser contratada. “Nossa equipe tem 120 efetivos e teremos cerca de 50% a mais em nosso quadro para as festas de final de ano”, comentou.
Segundo o gerente das lojas Maia, David Jansen, o incremento de pessoal chegará até 30%. “Oferecemos uma gama de oportunidades tanto para primeiro emprego quanto para quem já tem experiência”, afirmou.
Conforme a assessoria da Riachuelo, as contratações ocorrerão ao longo deste mês e as oportunidades são para as funções de assistentes e auxiliares de loja, setores de vendas, estoques, caixas, de atendimento (crediário), de visual merchandising e para promotores de cartão.
Os trabalhos são temporários, mas há possibilidade de contratação. É o caso da supervisora Jailza.
“Comecei há 10 anos na área de vendas e ascendi na profissão.
Mas isso depende primeiro de se gostar do que se faz, ser proativo e perseverante. Com essas características, é raro não haver contratações”, explicou.
Para o vendedor Wiston Bezerra, o trabalho temporário tornou-se emprego fixo mais rápido do que esperava. “Eu comecei prestando serviço, descarregando caminhões. Depois, passei dois meses como temporário e, em março deste ano, tornei-me funcionário”, contou.
A supervisora Jailza acrescentou que, com a nova unidade da Riachuelo no Shopping de Mangabeira, a possibilidade de efetivação cresce substancialmente. “Vamos precisar de bastante gente”, finalizou.
Vagas temporárias
Conforme a Asserttem, a previsão de contratações temporárias para as festas de final de ano na Paraíba caiu para 1.349 trabalhadores (-25%). Em 2011, as vagas previstas para o período atingiram 1,8 mil pessoas. Esse número colocou o Estado em 6º lugar no ranking da região em número de vagas, com apenas 5,6% dos 23,9 mil postos do Nordeste. Os estados da Bahia (6.076) e Pernambuco (5.890) lideram.
Comentários