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ECONOMIA

Lojas descartam queima de itens da Copa em JP

Empresas do varejo que vendem itens típicos do Mundial dobraram a receita no início de junho na comparação ao mesmo período de 2013.

Publicado em 27/06/2014 às 6:00 | Atualizado em 02/02/2024 às 11:08

Com as metas de vendas já atingidas ou até superadas nas primeiras semanas de junho, os lojistas de João Pessoa descartam promoção de produtos para a Copa do Mundo nesta fase do mata-mata, que inicia amanhã, com o jogo do Brasil contra o Chile. As empresas do varejo que vendem itens típicos do Mundial dobraram a receita no início de junho na comparação ao mesmo período de 2013.

Já última semana de junho, registram queda na movimentação de 30% neste fim de mês. No entanto não planejam baixar o preço da mercadoria para atrair clientes.

Na loja Master Transfer, que trabalha com peças personalizadas como camisas, bonés e canecas, o incremento nas vendas foi de 100% nas primeiras três semanas deste mês sobre 2013. A gerente do estabelecimento, Cibelle Santos, afirmou que a meta de vendas foi superada, porém, agora o ritmo de compras caiu cerca de 30%. “Estamos com o estoque baixo e vamos trabalhar de acordo com o número de pedidos, porque não podemos investir muito em material, para não sobrar, nem reduzir demais para não prejudicar os clientes.

Porém, não estamos pensando em promoção”, destacou Cibelle Santos.

Na Alves Miudezas, loja de variedades do Centro de João Pessoa, o proprietário Francisco Alves afirmou que até o São João a movimentação foi “ótima” e a expansão na receita foi de 40% neste período comparado à mesma época de 2013. “Mas nos últimos dias o pessoal começou a comprar menos e paramos de investir nos produtos para a Copa, até porque temos poucos itens. Já estamos pensando no nosso próximo passo que é fazer encomendas para o Dia das Crianças. Em julho já estaremos com novos produtos nas prateleiras e talvez vamos fazer promoção com o que sobrou da Copa”, declarou Francisco Alves.

Na Gift Conection, do Shopping Tambiá, a proprietária Filomena Maria Queiroga contou que até o Dia dos Namorados o impacto positivo no faturamento foi de 20% em relação ao ano passado, mas a partir desta data a procura na loja reduziu pela metade. O local trabalha com peças personalizadas e ofereceu muitos itens em verde e amarelo.

Segundo a empresária, não há planos para realizar campanhas promocionais. “No início do mês, o pessoal começou com uma empolgação no consumo e a nossa expectativa era de 30% de alta nas vendas, mas só atingimos 20%. Do Dia dos Namorados até agora a procura caiu pela metade, mas não estamos pensando em fazer promoção”, afirmou Filomena Queiroga.

PESQUISA FECOMÉRCIO

O presidente da Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado da Paraíba (Fecomércio-PB), Marconi Medeiros, explicou que setores do comércio paraibano como as lojas do segmento esportivo, de TVs, brindes e outros produtos voltados para a Copa do Mundo tiveram alta de 25% em junho comparado a 2013. “Mas no geral o comércio não está no ritmo normal. Esperamos que no segundo semestre melhore”, avaliou.

COMÉRCIO ONLINE JÁ REDUZ PREÇO EM ATÉ 35%

Nas lojas online, como a seção esportiva da Dafiti, já é possível ver queda nos preços das camisas oficiais da Seleção Brasileira que custavam R$ 229 e agora podem ser encontradas por 149, uma redução de quase 35%. Mas nos estabelecimentos do Centro de João Pessoa, os lojistas descartam queda de preço, mesmo com o ritmo lento nas vendas.

“Quem comprou, comprou, porque agora não temos mais camisa da Seleção Brasileira para vender”, enfocou o gerente da Sport&Ação, Diego Alves Henriques Targino. Ele contou que até o São João a procura cresceu 30%, mas agora a queda é notável.

No Rei dos Esportes o gerente José Carlos da Silva destacou que até o segundo jogo do Brasil a expansão foi de até 30%.

“Há alguns dias o movimento caiu muito, mas não vamos fazer promoção”, declarou.

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Jornal da Paraíba

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