ECONOMIA
Magazine Luiza negocia compra da Lojas Maia; negócio pode chegar a R$ 300 mi
Segundo matéria publicada na última quarta-feira (14) no jornal O Estado de São Paulo, a negociação, estimada em R$ 300 milhões, já estaria em fase de conclusão.
Publicado em 15/07/2010 às 16:54
Do Jornal da Paraíba
A guerra pela liderança no cenário varejista pode chegar ainda este mês à Paraíba, com a compra da Lojas Maia pela Magazine Luiza, terceira maior rede de eletroeletrônicos do país. Segundo matéria publicada na quarta-feira (14) no jornal O Estado de São Paulo, a negociação, estimada em R$ 300 milhões, já estaria em fase de conclusão. Estratégia da rede paulista é disputar o segundo lugar no ranking nacional com a Máquina de Vendas (fusão entre Insinuante, Ricardo Eletro e Rede City Lar), ficando atrás apenas do Grupo Pão de Açúcar (que comprou a Ponto Frio e se uniu à Casas Bahia). Porém, tanto os diretores da Magazine Luiza como da Lojas Maia negam as informações.
Caso o acordo entre as duas redes se confirme, significará um investimento audacioso da Magazine Luiza no mercado nordestino, com a compra das 150 unidades da Lojas Maia em uma região ainda não demarcada pela rede paulista, presente no Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. Com a primeira loja inaugurada há 52 anos, em Ribeirão Preto (SP), a marca Magazine Luiza está estampada em 456 pontos espalhados por sete Estados – Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais e Goiás – que somaram juntos R$ 3,8 bilhões em faturamento apenas no ano passado.
Não seria a primeira vez que empresa de Luiza Helena Trajano adotou a aquisição de redes menores como estratégia de crescimento. Nos últimos três anos, a prática vem funcionando de forma eficaz em seu projeto de expansão, como demonstrou a incoporação das Lojas Arno (RS), Casas Felipe (PR) e das redes catarinenses Base, Madol e Kilar: todas se tornaram Magazine Luiza. A assessoria de imprensa do grupo não informou as cifras movimentadas pelas negociações, nem entrou em detalhes sobre o possível acordo com a Lojas Maia, mas estima-se que a nova aquisição eleve seu faturamento anual para R$ 5,7 bilhões.
Para a Lojas Maia, esta negociação também não seria a primeira da sua história. A rede de móveis, eletrodomésticos e presentes, com 140 lojas em nove Estados nordestinos, já teria sido assediada pela mexicana Elektra e pela Magazine Luiza, dois anos atrás. As negociações com a paraibana, cujo faturamento seria de R$ 500 milhões anuais, não teriam progredido nos dois casos por desentendimentos em relação aos valores.
Ainda conforme a matéria elaborada com base nos relatos de uma fonte próxima à direção do Magazine Luiza, a due diligence (processo de levantamento dos números financeiros da empresa comprada) estão em andamento e as negociações entre as duas redes, retomadas há dois meses, podem ser definidas até a próxima semana. A reportagem do JORNAL DA PARAÍBA tentou entrar em contato com o presidente da Lojas Maia, Arnaldo Maia, mas não obteve retorno até o fechamento desta edição.
OUTRAS AQUISIÇÕES
Além da Lojas Maia, também estaria na mira da Magazine Luiza a rede gaúcha Colombo, do empresário Adelino Colombo, considerada maior varejista do Sul do Brasil. Com sua primeira loja inaugurada em Farroupilha (RS), em 1959, o grupo conta hoje com 357 unidades, três centros de distribuição e mais de seis mil funcionários atuando em cinco Estados - Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
A tentativa de aquisição da Colombo demonstra uma reação agressiva às fusões concretizadas pela concorrência nos últimos meses, sobretudo em resposta à Máquina de Vendas e ao Grupo Pão de Açúcar. Esta última, do empresário Abílio Diniz, teria tomado a sua frente nas negociações com a Ponto Frio, apresentando a proposta antes do período combinado e elevando o valor três dias depois.
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