ECONOMIA
Mais de 28 mil aposentados não fizeram 'prova de vida' na PB
Medida é obrigatória e deve ser feita até 31 de dezembro; alteração de senha deve ser realizada apenas na agência bancária onde o beneficiário recebe o pagamento.
Publicado em 03/11/2014 às 17:17
Os beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) têm até o dia 31 de dezembro para realizar a mudança da senha de vida na agência bancária onde recebem o benefício,a chamada 'prova de vida'. Na Paraíba, 28.268 aposentados, de um total de 548.317, ainda não regularizaram a situação junto ao INSS - cerca de 5,1% do total.
Segundo o Ministério da Previdência Social, a medida evita pagamentos indevidos de benefícios e fraudes. No Brasil, 1,4 milhões de aposentados (de um total de 31,1 milhões de benefiários aptos) ainda não realizaram a alteração de senha; caso o procedimento não seja feito até o fim do ano, o pagamento será interrompido até que a situação seja regularizada junto ao banco.
De acordo com a Previdência, a substituição da senha é obrigatória para todos os segurados do INSS que recebem seu pagamento através de conta corrente, conta poupança ou cartão magnético. O ministério alerta ainda que que não é necessário procurar uma Agência da Previdência Social.
Para renovar a senha o beneficiário deve apenas dirigir-se à agência bancária onde retira o pagamento portando um documento de identificação com foto. Quem não puder comparecer por motivos de doença ou dificuldades de locomoção ou quem vive no exterior pode efetivar a renovação através de um procurador cadastrado no INSS.
Esclarecimentos sobre a renovação de senha do INSS:
1) O que significa a renovação de senha? Ela oferece vantagens? Quais e por quê?
É um procedimento obrigatório e tem por objetivo dar mais segurança ao cidadão e ao Estado brasileiro, evitando pagamentos indevidos de benefícios e fraudes.
2) Como funciona a renovação de senha?
O segurado deve ir à agência do seu banco pagador, onde habitualmente recebe seu benefício, e renovar sua senha bancária. Não há necessidade de ir até uma Agência da Previdência Social.
3) Quais documentos são necessários para a realização da renovação de senha?
Documento de identificação com foto e de fé pública (ex: Carteira de identidade, Carteira de trabalho, Carteira Nacional de Habilitação, entre outros)
4) A renovação de senha também pode ser feita por procuração?
Sim, desde que o Procurador tenha sido previamente cadastrado junto ao INSS.
5) Se o aposentado não puder ir até a Agência da Previdência Social para cadastrar um procurador por motivo de doença ou por problemas de locomoção, como a renovação de senha será feita?
Em caso de impossibilidade do beneficiário, o procedimento poderá ser realizado por procurador devidamente cadastrado no INSS ou representante legal. Neste caso, o procurador deverá comparecer a uma Agência da Previdência Social, munido de Procuração e apresentar o atestado médico que comprove a impossibilidade de locomoção do beneficiário, além dos documentos de identificação do procurador.
6) O que é necessário para se cadastrar como Procurador no INSS?
R. Para se cadastrar junto ao INSS, o procurador deverá comparecer a uma Agência da Previdência Social e apresentar procuração devidamente assinada, conforme modelo disponível na página da Previdência Social na internet, ou registrada em Cartório (se o beneficiário for não alfabetizado) e o atestado médico (emitido nos últimos 30 dias) que comprove a impossibilidade de locomoção do beneficiário ou atestado de vida emitido por autoridade consular (no caso de ausência por motivo de viagem/residência no exterior), além dos documentos de identificação do beneficiário e do procurador.
7) A renovação de senha pode ser feita por biometria?
O uso de biometria é facultativo. Os bancos que possuírem essa tecnologia podem utilizá-la.
8) As datas previstas para a renovação de senha são as mesmas para todo mundo? Os aposentados são avisados? Como isso funciona?
O prazo para o comparecimento das pessoas que ainda não realizaram a renovação de senha terminará em 31 de dezembro de 2014. Os bancos são os responsáveis pela convocação dos segurados.
9) O que acontece caso o procedimento não seja feito?
O pagamento poderá ser interrompido até que o segurado faça a renovação da senha no banco.
10) Caso perca o prazo, o que o segurado deve fazer para regularizar a situação e voltar a receber o benefício novamente?
A renovação de senha deve ser feita pelos segurados que recebem o pagamento do benefício por meio de conta corrente, conta poupança ou cartão magnético. Para regularizar a situação, basta ir a uma agência bancária e solicitar a renovação da senha.
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