icon search
icon search
home icon Home > economia
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

ECONOMIA

Mangabeira tem 2º maior número de lojas

Com número de lojas inferior apenas ao Centro da capital, Mangabeira consolida sua vocação comercial e completa 30 anos.

Publicado em 23/04/2013 às 6:00 | Atualizado em 13/04/2023 às 14:52


Com uma população de quase 76 mil pessoas, Mangabeira é o bairro mais populoso de João Pessoa e comporta, hoje, segundo dados da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL-JP), a segunda maior concentração de estabelecimentos comerciais da capital. Perde apenas para o Centro. Mangabeira ou 'Mangacity' é uma efervescência na oferta de produtos e serviços, é o comércio de rua, é o endereço que espera pela construção de um shopping - num futuro próximo - e também o local onde, para muitos dos pessoenses, já se tem 'de um tudo'.

Na comemoração pelos 30 anos desde a fundação do bairro que antes era chamado de Conjunto Habitacional Tarcísio de Miranda Burity, o presidente da CDL-JP, Eronaldo Maia, lembra que o comércio de rua de Mangabeira se fortalece todos os dias em clima de otimismo. “Essa característica comercial se tornou uma tradição e, hoje, muitas pessoas saem da região da praia ou de outros locais mais distantes para comprar em Mangabeira, porque sabem que encontram bons preços e variedade”.

Conforme explica, o bairro da zona sul só perde para o Centro, em termos de representatividade para o setor varejista.

Mas, para a vendedora de hortifrúti, Silvinha Santos, “Mangabeira já é o centro da cidade”. Ela conta que, da Grande João Pessoa, não há quem não recorra, em algum momento, aos produtos ofertados pelos comerciantes do mercado público do bairro. “João Pessoa, Santa Rita, Cabedelo, todo mundo compra aqui, os clientes vêm mesmo de todo canto”.

Atualmente, o comércio do conjunto se divide em três vias principais: a avenida Josefa Taveira, a Comerciante Alfredo Ferreira Rocha e a Benvenuto Gonçalves Costa. Nelas, o aposentado José Estrela – morador há 29 anos – garante ter acesso a quase tudo de que precisa. “Eu praticamente fundei o bairro e vi todas as mudanças acontecerem. Se antes eu ia até o Mercado Central fazer as compras de fruta e verdura, hoje eu compro no Mercado de Mangabeira. Existe a comodidade de se fazer tudo sem precisar sair do bairro, você pode ir ao banco, ao Detran, fazer a feira; a oferta é imensa”, diz.

Grande e com tanto potencial, o comércio da região, para a vendedora Sandra Targino – outra pessoense que reside há mais de 27 anos no bairro –, só tende a crescer e a atrair empresas de maior porte e maior presença. “Nos últimos dois anos, chegaram a Casa Pio, a Esposende, quer dizer, você começa a ver as grandes redes vindo para cá. Aqui é uma loja em cima da outra e toda semana é uma novidade”, comenta.

Com tanta propensão ao crescimento, o Mangabeira virou alvo para o empreendedorismo. Mas para obter sucesso num bairro onde a concorrência é acirrada e a diversidade do público é imensa, o empresário precisa fazer malabarismos para oferecer o melhor preço para um produto com qualidade.

Esta opinião é do presidente da CDL-JP, Eronaldo Maia, e ele acredita que só por este caminho o lojista pode ganhar seus diferenciais. “Quando ele não conseguir mais baratear dentro daquela oferta de produto, o desempate virá pelo bom atendimento. Para conquistar e fidelizar uma clientela, o comerciante deve investir na sua equipe e na estrutura física do espaço”, opina.

Conforme a consultora do Sebrae, Luciana Rabay, Mangabeira é um mercado amplo, porém longe ainda de ser saturado, especialmente, se os novos empreendimentos investirem no diferencial.

“As lojas de sucesso da orla de João Pessoa estão indo para Mangabeira com formatos mais acessíveis com relação a preço, mas com a mesma qualidade e diversidade de produtos. Esta é estratégia que elas vêm adotando e não é à toa”, destaca.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp