icon search
icon search
home icon Home > economia
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

ECONOMIA

Marketing digital será intensificado este ano

Internet deve ser um campo cada vez mais explorado pelo candidatos durante as campanhas políticas para engajar o eleitorado.

Publicado em 03/08/2014 às 7:00 | Atualizado em 04/03/2024 às 17:44

O brasileiro está cada vez mais conectado por meio de dispositivos móveis. De acordo com a consultoria de mercado IDC Brasil, apenas em 2013 foram vendidos no país 35,6 milhões de smartphones, 123% a mais. No segundo trimestre de 2013, uma pesquisa do Ibope Media apontou que a quantidade de pessoas com acesso a internet chegou a 105 milhões, atingindo pouco mais da metade da população. Em outras palavras, a cultura brasileira adotou de forma singular a internet – e esse deve ser um campo cada vez mais explorado pelos candidatos durante as campanhas políticas para engajar o eleitorado.

Para o presidente da Associação Brasileira das Agências Digitais na Paraíba (ABRADi) e fundador da Ativa Webgroup, Aleksandro Maracajá, o mar- keting digital, mobilidade e convergência de mídias deverá ser ainda mais forte nas campanhas este ano. “Hoje o mobile é a segunda tela”, ressalta o empresário, que espera um faturamento superior a R$ 4 milhões pelas agências de marketing digital apenas nas eleições.

Segundo Maracajá, os recursos digitais devem ser utilizados de forma estratégica pelos candidatos tendo como objetivo conversar diretamente com as pessoas que estão por trás das telas e cabos de fibra ótica. “As pessoas que estão na internet votam. Os candidatos devem tratar o digital de forma séria, transformar a web em um canal de relacionamento direto com o eleitor. Antigamente um candidato era inalcançável a maior parte do tempo por pessoas de renda mais baixa. Hoje ele pode ser sabatinado diretamente pela população através de transmissões ao vivo pela internet”.

Uma das estratégias mais bem-sucedidas utilizadas nas eleições de 2010 foi a de utilizar o guia eleitoral para atrair os telespectadores ao site, onde era possível interagir diretamente com o candidato. “Não existe concorrência entre os meios, existe convergência. A comunicação é uma só”, enfatiza.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp