icon search
icon search
home icon Home > economia
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

ECONOMIA

MEI lidera abertura de novas empresas na Paraíba

 As facilidades na formalização do Microempreendedor Individual contribuíram mais uma vez para a expansão de novos negócios em 2014.

Publicado em 21/01/2015 às 7:10 | Atualizado em 28/02/2024 às 16:14

As facilidades na formalização do Microempreendedor Individual (MEI) contribuíram mais uma vez para a expansão de novos negócios na Paraíba em 2014. O ano fechou com um total de 19.123 empresas no Estado no ano passado, uma alta de 6,3% sobre 2013 (17.988). Contudo, mais de 75% das novas empresas surgidas (14.373) vieram da categoria MEI, que tem formalização gratuita e baixo custo de manutenção.

Sem a inclusão da figura do MEI, o Estado teria uma retração no número de novos negócios envolvendo microempresas, empresas de pequeno porte, média e de grande porte, que chegaram a um total de 4.750 no ano passado, contra 5.465 no ano de 2013, o que representa uma redução de 13,08%. Já o número de empresas do MEI registrou expansão de 14,77% no ano passado ao formalizar 14.373 empresas dessa modalidade, contra as 12.523 do ano anterior. Os dados são da Junta Comercial da Paraíba e da Receita Federal.

Para a analista do Sebrae-PB Bera Wilson, o número de MEI vem aumentando independente do cenário da economia. Os principais motivos são: simplificação no processo de abertura da empresa e necessidade do trabalhador de estar inserido no mercado.

Bera Wilson, que também é gestora do Observatório Empresarial e do Conhecimento do Sebrae-PB, explicou que existe o MEI por oportunidade e outro por necessidade. Então há a pessoa que deseja empreender porque se planeja e vê nisso uma expectativa de ascensão e outra que não consegue ser absorvida no mercado de trabalho, restando apenas a formalização de um negócio próprio.

Alguns exemplos desta segunda alternativa são pipoqueiros, jardineiros, donas de lojas de pequena confecção. Segundo Bera, há projeção de que o Microempreendedor Individual cresça 55% na Paraíba até 2018. “Daí a importância de analisarmos as políticas públicas voltadas para o MEI, para que ele migre para empresas de maior porte e assim dê sua contribuição para o município e Estado, na geração de emprego e renda”, enfocou Bera.

Foi pensando na expansão de negócios que Deizimar Alexandre da Silva optou pela formalização do seu negócio com tortas, bolos e biscoitos personalizados em maio do ano passado. Antes de tomar a decisão, a empreendedora se dirigiu ao Sebrae para procurar orientação e, ainda, passou por uma consultoria para registrar o ateliê Doce Maria, em sua própria casa, no Bairro dos Estados. “A formalização foi muito boa para o ateliê. As taxas pagas são pequenas em relação aos benefícios que temos. Depois que fundei o pequeno negócio pude usar nota fiscal e trabalhar com encomendas de doces para Pessoa Jurídica”, detalhou Deizimar. Somente em dezembro, o número de encomendas saiu de 200 biscoitos (2013) para 5.000 (2014), considerando apenas as solicitações de empresas
ACUMULADO DE 3 ANOS
Os dados da Receita Federal mostram ainda que no acumulado de 2011 a 2012 foram 35.632 MEIs registrados na Paraíba, enquanto em 2013 o número subiu para 48.155 até chegar em 62.528 em 2014.

FILIAIS
O número de filiais abertas no Estado, segundo a Junta Comercial da Paraíba, saiu de 954 em 2013 para 780 no ano passado, queda de 18,23%. A quantidade de empresas que sofreram alterações também teve retração. Em 2013 foram 675 unidades e no ano passado caiu para 668 (-1,03%).

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp