ECONOMIA
Mercadinhos de bairro crescem e atraem clientela
Pequenos estabelecimentos focam na variedade de produtos e proximidade com o consumidor para faturar
Publicado em 17/08/2014 às 8:00 | Atualizado em 07/03/2024 às 16:00
No meio da feira do Grotão, em João Pessoa, existem vários mercados de produtos diversos, porém o que mais se destaca em área é o Supermercado Mendonça. O estabelecimento, fundado há 13 anos pelo empresário Geraldo Mendonça e sua esposa, começou em uma casa com 140 m² de área, que ainda hoje é marcada pela visível laje baixa. “Na época, as pessoas derrubavam as paredes da casa e transformavam em um mercadinho”, lembra. Com seis anos de funcionamento, o mercado já era supermercado – hoje, conta com uma área de 1000 m² e emprega 92 funcionários.
Mesmo com porte médio, Mendonça diz que prefere manter a proximidade com os clientes: não aceita pagamentos em cartão ou cheque, apenas dinheiro, o que permite preços mais baixos em relação a empresas de grande porte. O seu escritório é montado próximo à passagem dos clientes e à escadaria que dá acesso ao restaurante inaugurado há um ano, tanto para atender funcionários quanto aos consumidores que resolvem almoçar por lá. Vez ou outra um conhecido o cumprimenta no seu espaço de trabalho.
“A cultura aqui é de mercadinho, tentamos preservar a cultura do bairro, que tem esse perfil. Se colocar maquinetas de cartão fica muito agressivo. Às vezes alguns clientes questionam, mas o preço satisfaz tanto que o pessoal geralmente nem se preocupa com cheque ou cartão”, explica. O sucesso, segundo ele, demorou um pouco, mas chegou: hoje, em um dia comum, cerca de 300 pessoas passam pelo Mercadinho Mendonça. Em fins de semana ou dias de pagamento, a clientela triplica. Três vans e uma caminhonete fazem a entrega em domicílio para compras acima de R$ 150 – e ainda dão carona para os consumidores que chegam de ônibus.
Os mercadinhos de bairro ou de vizinhança não apenas resistem ao avanço das grandes redes na Paraíba como também conseguem se viabilizar como excelentes oportunidades de negócios. De acordo com um levantamento do Sebrae a partir de dados fornecidos pela Receita Federal, a Paraíba fechou o ano de 2013 com 9.618 mercadinhos – o que dá uma densidade de 245,7 empresas desse ramo para cada 100 mil habitantes. É a décima maior média do Brasil, sendo que em nível nacional são 185,7 empresas por 100 mil habitantes, e um total de 373.376 minimercados.
A maior parte dos estabelecimentos são aqueles que têm de um a quatro checkouts – ou filiais – que representam 34,80% do total. Porém a parcela dos que possuem 20 ou mais checkouts já representa 22,5% dentro desse universo.
Os números são tão representativos que gigantes globais do segmento supermercadista também querem investir em mercadinhos de vizinhança para tentar consolidar uma clientela fiel. É o caso do francês Grupo Casino, controlador do brasileiro Pão de Açúcar: dos 12 mil pontos de venda, 6.457 são minimercados. A meta atual é expandir os pequenos mercados sob a marca Extra a uma ordem de 50 a 100 endereços por ano.
Os mercados de vizinhança na Paraíba
Número total de estabelecimentos - 9.618
Minimercados a cada 100 mil habitantes - 245,7
Super ou hipermercados a cada 100 mil habitantes na PB - 11
Quantidade de minimercados, mercearias e pequenos armazéns no Brasil - 373.376
Fonte: Sebrae/IBGE/Receita Federal
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