ECONOMIA
Mercado carece de profissionais
Franca expansão do setor de serviços não deixa à mostra as dificuldades enfrentadas pelos empresários.
Publicado em 26/08/2012 às 8:00
A franca expansão do setor de serviços não deixa à mostra as dificuldades enfrentadas pelos empresários. Proprietário de um restaurante em João Pessoa, Pedro Hypácio, afirma que o maior problema é encontrar mão de obra qualificada. “É uma dificuldade minha e de todos os donos de restaurantes”, afirma Pedro.
Para contornar a escassez de profissionais capacitados, ele oferece treinamento para os novatos. “A primeira coisa que fazemos é oferecer um curso de manipulação de alimentos, que é básico para trabalhar na área”, comenta. Outro problema é a concorrência com empresas informais.
Também faltam profissionais qualificados para as vagas de açougueiro, padeiro e confeiteiro. Segundo Cícero Bernardo, o mercado carece de profissionais especializados e cerca de 3% das oportunidades ainda não foram ocupadas. “Nós acabamos deslocando profissionais de outras áreas para suprir a falta de mão de obra capacitada que temos”, destaca.
Mesmo com estas carências, o ramo dos supermercados tem crescido consideravelmente na Paraíba. O presidente da ASPB relata que o segmento cresceu 5,6% em 2011, e que neste ano a projeção é de manter o mesmo patamar de expansão.
Comentários