ECONOMIA
Mercado de festas cresce em JP
Empresas especializadas no ramo conseguem aumentar o faturamento em até 40%, mas é preciso estruturar e conhecer bem o setor.
Publicado em 09/06/2013 às 18:00 | Atualizado em 14/04/2023 às 13:15
Um bolo, refrigerantes, bolas, coxinhas e brigadeiros. Ao contrário do que era feito há alguns anos, as festas infantis paraibanas tornaram-se muito mais sofisticadas. O cardápio não é mais o mesmo, agregando doces artísticos e receitas salgadas mais saudáveis. A decoração também mudou, trazendo consigo o máximo em personalização, da entrada à lembrancinha.
A comemoração tem proporções cada vez maiores e estruturas mais modernas, portanto quem saiu ganhando foram as empresas que sustentam essa verdadeira 'indústria' das festas infantis.
A oportunidade de mercado existe e, segundo a empresária do Planeta Festas Cristiane Amélia, as festas em João Pessoa são mais vanguardistas do que em qualquer lugar. “Existe também uma competição silenciosa sobre quem faz a melhor festa e esse é um ponto a favor. Então em feiras do segmento, somos nós quem levamos novidades”, comenta.
A microempresa existe há cinco anos atuando na comercialização de balões metalizados, forminhas decoradas, produtos de bomboniere, além de fornecer os serviços para personalizar a comemoração. “No último ano, nosso faturamento cresceu 40%. Passamos a comercializar 250 'lancherinhas' por dia, abrimos uma doceria para encomendas de doces finos e salgados gourmet e temos planos de expansão”, conta.
Conforme explica o empreendedor Rafael Miranda, que comanda a Docerie Ateliê de Doces, os temas das festinhas mudaram, por isso a adaptação do mercado de festas também precisou ser rápida.
“As festas temáticas vinham de histórias em quadrinho ou livros infantis. Mas, hoje em dia, a rapidez com que a informação flui fez com que as crianças também ficassem mais exigentes e passassem a querer festas com temas inovadores”, afirmou.
De acordo com a empresária Cristina Lins, que produz eventos há cinco anos, trabalhar com planejamento é essencial. “Nós precisamos investir em evolução. Quer dizer, além de dar toda assistência aos pais, precisamos trazer elementos novos. Os preços, inclusive, variam de acordo com os móveis escolhidos, buffet, tipo de animação e de iluminação, entre outros fatores”, diz.
Para mães como a servidora pública, Cristina Cavalcanti, alguns destes itens não podem faltar. “O ramo infantil realmente está bombando. Há diversas lojas e empresas de prestação de serviços especializadas nessa área, que é muito lucrativa, afinal, todos os pais querem realizar, por menor que seja, a festinha dos seus filhotes. E aniversário tem todo ano! Como sou muito organizada para planejar as festas da minha filha, eu faço uma lista com ideias e providências. Pesquiso bastante na internet para me inspirar, ver ideias bacanas e diferentes e adaptá-las à minha realidade”, afirma.
Cristina acrescenta que serviços de garçons especializados e kits de festas facilitaram a organização do evento. “Contratar garçons vale cada centavo. Do que adianta planejar tanto, gastar tanto, pra chegar na hora e não aproveitar nada? Quanto à comida, é ótimo comprar tudo pronto, mas confesso que adoraria fritar os salgados na hora, mas só se tiver uma pessoa contratada com a fritadeira profissional”, opinou.
Cristiane Amélia acredita que a capital paraibana é um celeiro de profissionais da maior qualidade, mas há muito espaço para quem quer investir. “Outros exemplos, as festas de meninos ainda ficam no super-herói e no futebol, os salões ainda são poucos”, exemplifica
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