icon search
icon search
home icon Home > economia
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

ECONOMIA

Mercado de orgânicos ganha força

Estado tem 40 feiras agroecológicas e potencial de crescimento do mercado, sendo grande oportunidade para elevar renda da agricultura familiar.

Publicado em 27/12/2012 às 6:00


Os alimentos livres de agrotóxicos ganham cada vez mais espaço nas refeições dos paraibanos e também nas prateleiras dos supermercados. O mercado de orgânicos aparece como uma das grandes oportunidades para elevar a renda da agricultura familiar. De acordo com o último levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a área plantada das principais culturas na Paraíba é de 79,4 mil hectares para a perspectiva 2012/13). No Estado, conforme o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), apenas 4,373 mil hectares são utilizados para o cultivo de orgânicos.

Uma pesquisa do Ministério do Desenvolvimento Agrário mostrou que, no país, o mercado de orgânicos movimenta cerca de R$ 500 milhões – com crescimento anual de até 20%. Estes dados, segundo o membro da Comissão de Produção Orgânica do Mapa, Newton de Novais, comprovam o potencial do mercado da alimentação saudável. “A produção paraibana de orgânicos, se incluirmos os pequenos produtores da agricultura familiar, chega a 7 mil hectares. Apesar de crescer um pouco com a inclusão deste segmento, ainda é muito modesta frente à demanda do Estado. Ela tem, portanto, muito espaço para crescer”, comentou Novais.

O Mapa contabiliza apenas 40 feiras agroecológicas no Estado para alimentar uma população de 3,7 milhões de pessoas. Talvez motivada por este fator, a Associação Brasileira de Supermercados (Abras) afirma que, atualmente, o setor é a grande fonte destes produtos para o consumidor brasileiro, chegando à marca de R$ 1,12 bilhão em vendas no ano passado.

A gerente comercial de orgânicos do Pão de Açúcar, Sandra Caires, conta que o supermercado investe, atualmente, em 700 itens de alimentos orgânicos, tendo como fornecedores principalmente produtores locais.

“Nosso principal fornecedor na Paraíba é a Moco Agropecuária, que trabalha com a marca Fazenda Tamanduá e produz nas cidades de Campina Grande, Patos e Sousa. Hoje, ele abastece ainda lojas Pão de Açúcar em Pernambuco e Rio Grande do Norte”, explica.

Para o presidente da Associação de Supermercados da Paraíba (ASPB), Cícero Bernardo, o segmento está em franco crescimento e o consumidor vai até os supermercados em busca deste tipo de alimento. A prova disto é que, conforme informações do Grupo, o Pão de Açúcar fechou o mês de outubro com 132% de crescimento na Paraíba, em comparação ao mesmo período de 2011.

“A companhia mantém um programa de identificação, treinamento e capacitação de fornecedores há sete anos. Muitos deles recebem nosso acompanhamento desde o início da produção, recebendo as informações necessárias para o cultivo de orgânicos e até para a comercialização”, comentou.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp