Camila Esposte
Láuriston Pinheiro

Faturamento recorde em novembro

Negócio online do Grupo Pão de Açúcar alcançou resultado inédito de R$ 1 bilhão em vendas.

Foto: Divulgação

 

O ano de 2020 tem sido positivo para o e-commerce no Brasil em geral. Mas para o GPA, controlador das redes Extra e Pão de Açúcar, este ano tem sido histórico. Além de apresentar consecutivas taxas de crescimento, trimestre após trimestre, o negócio online alcançou, na última semana de novembro, o número recorde de R$ 1 bilhão em vendas, resultado inédito e três vezes superior ao registrado no acumulado dos 12 meses de 2019.

O número histórico conquistado em 11 meses deste ano foi impulsionado principalmente pelo aumento da capacidade operacional do GPA e pelo ganho de market share do e-commerce alimentar – que ficou superior a 71% no 3º trimestre de 2020 de acordo com o EBIT Nielsen.

Veja também  Magalu entra no mercado de desenvolvimento de games

Somente no último trimestre deste ano, por exemplo, as vendas online no Extra e no Pão de Açúcar cresceram 240% em comparação ao mesmo período de 2019. Ainda em novembro, o GPA iniciou a operação do seu marketplace com uma série de parceiros fortes e diversificados, o que deve impulsionar mais as vendas online nos próximos meses.

A meta de chegar a R$ 1 bilhão em vendas online estava prevista para ser atingida até o final deste ano. Ajudou a antecipar esse ganho a Black Friday, que foi especial para o e-commerce do GPA, com crescimento em vendas superior a 210%, se comparada a data do ano passado.

O grande destaque foi a categoria de bebidas (cervejas, destilados, etc), que representou 60% de toda a venda online na Black Friday da companhia.