icon search
home icon Home > economia > mercado em movimento
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

MERCADO EM MOVIMENTO

Cocriação do Rock in Rio com a Natura, nova edição da NAVE traz conteúdo sobre a Amazônia Contemporânea

A atração terá direção artística de Roberta Carvalho, cenografia de Daniela Thomas e argumento de Karla Martins

Publicado em 11/08/2022 às 8:26

Natura e Rock in Rio novamente unem forças por um mundo melhor e mais bonito. Se na estreia da parceria em 2019, a NAVE aterrissou no Rock in Rio com uma proposta de conexão entre o presente e o futuro, em 2022 um inédito conteúdo sobre a Amazônia Contemporânea é apresentado aos fãs em uma das arenas do festival.

A Nave traz um espetáculo que vai retratar uma Amazônia diferente do que o público está acostumado a ver: uma Amazônia atual, que transborda arte, é plural, feminina, fala em primeira pessoa, é ancestral e periférica. Sob a liderança do Coletivo Criativo Nave, que tem direção artística da artista visual paraense Roberta Carvalho, cenografia de Daniela Thomas, argumento da contadora de histórias acreana Karla Martins e direção musical da cantora e multiartista Aíla, a atração propõe ampliar olhares e transformar aqueles que passarem por esta experiência durante os sete dias na Cidade do Rock.

A NAVE é uma cocriação entre o Rock in Rio e a Natura, que, a cada edição, traz um tema mobilizador para a construção de um futuro mais sustentável. Idealizada pela empreendedora social e estrategista criativa Denise Chaer, nesta edição a atração terá a direção geral do CEO do Rock in Rio, Luis Justo, e se propõe a abrir um espaço inédito para a Amazônia no Rock in Rio, fazendo ecoar as vozes dos artistas da Amazônia, jogando luz e potencializando a forte cultura contemporânea da região.

Para dar vida a esta NAVE que chegará na Cidade do Rock em setembro, o Rock in Rio e a Natura passaram por um processo de criação que durou mais de dois anos com participação, desde o início, de vários protagonistas da cultura Amazônica. Assim, o Coletivo Criativo Nave foi criado, para que de fato a Amazônia Contemporânea fosse representada com toda a sua diversidade e em corpo, pessoa e sentimento amazônico.

Para Roberta Carvalho, diretora artística da NAVE, o público vai poder se surpreender com a pluralidade cultural e riqueza da região, guiado pelos olhares de dezenas de artistas. "Estamos construindo uma experiência imersiva que fala de uma Amazônia contemporânea, com uma narrativa poética audiovisual, criada a partir de obras de artistas amazônidas brasileiros que pensam ativamente o agora, com imagens potentes, diversidade de linguagens e um projeto sonoro arrebatador. Não tenho dúvidas que o público será surpreendido" conta Roberta.

Para Luis Justo, CEO do Rock in Rio, a atração vai mudar a visão estereotipada que as pessoas possuem da Amazônia, ao apresentar uma experiência inédita que vai retratar uma região que transborda arte. "Para esta edição do festival, por meio da NAVE, vamos seguir com o diálogo com a Amazônia, abrindo novas conversas ao trazer a cena cultural da região em primeira pessoa, revelando outros imaginários, por meio dessa experiência criada, produzida e protagonizada por artistas contemporâneos da região.

O público vai vivenciar uma experiência inédita totalmente sinestésica e imersiva em uma Amazônia contemporânea, multicolorida e pop. Quem estiver na Cidade do Rock não poderá perder este espetáculo único.", reforça Justo, que complementa "O Rock in Rio tem há algum tempo um olhar especial voltado para a Região Amazônica. Já realizamos projetos de reflorestamento, Amazonia Live, em parceria com o Funbio e com o Instituto Socioambiental (ISA) que já realizou o plantio de mais de 3.8 milhões de árvores em mais de 2 mil hectares de floresta, com sementes coletadas por uma rede de catadores locais, entre apoio do Rock in Rio e angariação de verbas pelos parceiros e público já investimos mais de 5 milhões de reais no reflorestamento da região do Rio Xingu e apoiamos a restauração de mais de 4.2 mil hectares no projeto Paisagens Sustentáveis da Amazônia. Muito além de melhorar a qualidade da floresta, buscamos um impacto real nos moradores e suas famílias".

Cocriadora da NAVE ao lado do Rock in Rio, a Natura possui uma longa história de compromisso com a floresta em pé. "Há 20 anos começamos a nos conectar com a Amazônia e nos encantamos com essa riqueza e abundância. Desde então, desenvolvemos produtos, conceitos, cadeias, inovações que contribuem para o desenvolvimento socioeconômico e para a valorização cultural do território.

Para 2022, entendemos que a Amazônia é essa chave, ainda mais urgente, para a construção desse mundo mais bonito. Nosso desafio é mobilizar mais gente nessa rede pela Amazônia Viva. Em geral, o público tem contato apenas com notícias e dados negativos sobre a região.

Nós acreditamos que a Amazônia é um caldeirão multicultural em efervescência", explica Maria Paula Fonseca, diretora global da marca Natura. "Com a NAVE, fazemos um convite para que o público conheça uma Amazônia Viva, pulsante e inspiradora. E, a partir dessa vivência, possa se encantar e se engajar pelo futuro da floresta em pé, fazendo escolhas que impactam positivamente no futuro do planeta", finaliza.

A NAVE vai encantar visitantes diários da Cidade do Rock com a abundância da Amazônia e os mobilizar para se engajarem pelo futuro do planeta. A edição de 2022 do Rock in Rio acontece nos dias 2, 3, 4, 8, 9, 10 e 11 de setembro de 2022, na Cidade do Rock (Parque Olímpico, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro).

de 670 mil unidades de tampas do novo Desodorante Corporal Spray de Natura Humor e evitou a emissão de 15 toneladas de CO2 no meio ambiente.

Imagem ilustrativa da imagem Cocriação do Rock in Rio com a Natura, nova edição da NAVE traz conteúdo sobre a Amazônia Contemporânea

Láuriston Pinheiro Plínio Almeida

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp