MERCADO EM MOVIMENTO
O que une Luísa Sonza e Chico a Machado de Assis e Shakira
Números do Google, Twitter/X, Spotify e Youtube mostram que Luísa Sonza e Chico protagonizam um 'escândalo íntimo' de traição que é um ciclo clássico na arte.
Publicado em 21/09/2023 às 14:20 | Atualizado em 21/09/2023 às 21:16
Luísa Sonza e Chico chegaram nesta quarta-feira (20) ao 2º termo mais pesquisado no Google, à 4ª música mais ouvida no Spotify (já tinha sido 1ª dias antes), a sete dos 10 termos mais comentados no Twitter/X, além do 4º lugar nas músicas em alta no YouTube. Mais uma vez, a combinação entre arte e traição se tornou interesse público e um polêmico bom negócio - ao menos para uma das partes.
Depois do lançamento da música no álbum Escândalo Íntimo, Luísa Sonza e Chico foram debatidos entre fãs, críticos, músicos e artistas devido à natureza da composição, que ressuscitou a bossa nova no mainstream - talvez a primeira a alcançar o feito neste século.
Eis que um novo fato repercute ainda mais a obra: uma carta lida por Sonza ao vivo na TV Globo, diante de uma emocionada Ana Maria Braga no programa Mais Você, relata a traição de Chico.
O impacto midiático e econômico da traição fisgou a atenção dos brasileiros por novamente remontar a um tema tão clássico quanto a história das relações humanas.
Assim o fez Machado de Assis ao narrar em Dom Casmurro a suposta traição de Capitu a Bentinho, alvo de debates com mais de um século de discussões literárias e agora virtuais (já percebeu que o ciumento e irritante Bentinho nunca despertou muito interesse do público?).
Melhor ainda fez Shakira, no início de 2023, ao assumir o controle da própria narrativa e expor o adultério do ex-marido Piqué em música que ultrapassou 100 milhões de visualizações no YouTube em apenas 3 dias.
A cereja do recente escândalo íntimo entre Luísa Sonza e Chico está na mistura oblíqua e dissimulada entre vida e arte. A divulgação do caso elevou o status da música e da artista, reforçou a instabilidade de romances efêmeros e revitimizou alguém que provavelmente está em um momento de intensa fragilidade.
Ao expor a ferida em rede nacional, a artista deu voz a um tema social que pode ser mensurado em likes e comentários, mas que revelam muito mais sobre a natureza das nossas próprias relações.
Ao entrar em um bar, Chico possivelmente entrou pra história.
Luísa Sonza e Chico Moedas
Chico Veiga, conhecido como Chico Moedas, tem 27 anos e é conhecido por participações em lives na internet. Em julho de 2023, Luísa Sonza e Chico assumiram um relacionamento. Em "Escândalo Íntimo", Sonza canta a bossa Chico, feita em homenagem a ele. A música chegou a alcançar a primeira posição entre as mais ouvidas do Spotify no Brasil.
O apelido "Moedas" deriva da palavra "coin" (moeda, em inglês) e foi dado a Chico após ele contar que investiu uma parte significativa das economias de seu pai no mercado de Bitcoin, embora tenha perdido a maior parte desse investimento.
Com o romance e a música, Luísa Sonza e Chico Moedas ganhou visibilidade e tem mais de 600 mil seguidores no Instagram. No entanto, a artista anunciou o fim do namoro nesta quarta-feira (20), em uma entrevista ao vivo no programa Mais Você, na TV Globo, afirmando ter sido traída por Chico em um bar.
Durante o programa Mais Você, a cantora leu para a apresentadora Ana Maria Braga um texto que fez depois do fim da relação. Antes de iniciar a leitura, ela ressaltou que texto não era somente sobre ela, "mas sobre tudo que eu vi desde criança e o lugar que isso pega em mim".
É insuportável que a traição, a quebra de combinado, respeito, confiança, zelo, cuidado, continue sendo normalizada. Um erro pontual. Só quem já foi traída sabe da dor que se sente, a dor que se acarreta e desencadeia o que eles chamam de erro pontual”, diz trecho da carta.
Após o anúncio do término, Chico Moedas desativou o perfil no Instagram. Luísa Sonza recebeu apoio dos fãs e o assunto ficou entre os mais comentados nas redes sociais.
Comentários