ECONOMIA
Mercado publicitário cresce 11%
Dados são do Projeto Inter-Meios, publicação do grupo Meio & Mensagem, com base em dados fornecidos pelos veículos de comunicação.
Publicado em 11/09/2012 às 6:00
O mercado publicitário movimentou R$ 19,591 bilhões no primeiro semestre, com crescimento de 11%, em valores correntes, sobre o mesmo período do ano passado. O número refere-se ao investimento dos anunciantes com compra de espaço para anúncio nos veículos de comunicação (R$ 15,9 bilhões) somado aos gastos com a produção dos comerciais (R$ 3,7 bilhões).
Os dados são do Projeto Inter-Meios, publicação do grupo Meio & Mensagem com base em dados fornecidos pelos veículos de comunicação. Os veículos pesquisados correspondem a 90% do mercado, mas o número é extrapolado para abarcar 100% do mercado.
Segunda mídia em faturamento publicitário, os jornais registraram crescimento de 4,2% no primeiro semestre, encerrando o período com 11,67% de participação e R$ 1,67 bilhão de faturamento bruto. As mídias internet e TV por assinatura lideraram o crescimento do setor, com alta de 18,4% e 17,99%, respectivamente, nas receitas com publicidade. A internet encerrou o período com R$ 738,9 milhões de faturamento bruto e 5,17% de participação de mercado. O dado não mede, gastos com links patrocinados e anúncios das redes sociais.
A TV aberta ampliou ainda mais a fatia do bolo publicitário, com alta de 13,55%, alcançando 64,8% de participação. Em termos absolutos, o meio TV faturou R$ 9,2 bilhões no primeiro semestre. Já as TVs por assinatura ultrapassaram o meio rádio em faturamento, terminando o período com R$ 580,2 milhões.
Comentários