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MERCADO EM MOVIMENTO

Darwinismo Digital: marketplaces podem interromper anúncios caso a loja não receba visitas ou não consiga vender?

Segundo CEO da Magis5, medida faz parte do novo fenômeno em que adaptabilidade é a nova vantagem competitiva

Publicado em 13/07/2023 às 9:25 | Atualizado em 05/09/2023 às 12:42


                                        
                                            Darwinismo Digital: marketplaces podem interromper anúncios caso a loja não receba visitas ou não consiga vender?
Especialista afirma que marketplace pode interromper anúncios caso a loja não receba visitas ou não consiga vender. Foto: Freepik

Se você é lojista do Mercado Livre já deve ter se deparado com a opção “pausar anúncio”, seja por falta de estoque ou para fazer ajustes no texto. Mas, agora, segundo afirma o CEO da Magis5, o marketplace pode interromper anúncios caso a loja não receba visitas ou não consiga vender pela plataforma. Ou seja, para prosperar na gigante marketplace seria essencial se adaptar às mudanças tecnológicas e às demandas do mercado e encontrar suas vantagens competitivas no ambiente do e-commerce.

Esses são alguns dos requisitos que estão intimamente ligados ao que é conhecido como  Darwinismo Digital, conceito cunhado por Tom Goodwin e adaptado da consagrada teoria evolutiva de Charles Darwin, na qual quem sobrevive é quem se adapta. O fenômeno se baseia na ideia de que empresas e organizações que melhor se adaptam às mudanças tecnológicas e às demandas do mercado têm mais chances de sobreviver e prosperar. Caso contrário, elas serão rapidamente extintas ou ficarão para trás. Nesse cenário, para Claudio Dias, CEO da Magis5, o caminho para que as plataformas de e-commerce sobrevivam ao ambiente altamente hostil digital é se adequando a ele.

“Falamos muito sobre isso, que somente as empresas que conseguem oferecer as melhores soluções e atendem às preferências dos consumidores e às demandas do mercado têm maiores chances de sobreviver à selva digital e de se manter ativas. Isso coloca em destaque os players mais preparados para enfrentar os desafios do ambiente virtual”, ressalta o CEO.


				
					Darwinismo Digital: marketplaces podem interromper anúncios caso a loja não receba visitas ou não consiga vender?
Claudio Dias, CEO da Magis5. Foto: divulgação. Claudio Dias, CEO da Magis5. Foto: divulgação

Mas como evitar ficar para trás nessa corrida competitiva? Ele explica que as mudanças no sistema de ranqueamento implementadas há meses pelo Mercado Livre já indicavam sua preferência por lojistas parceiros que tenham uma visão analítica cada vez mais apurada do negócio, que aprimorem seus processos e proporcionem uma experiência excepcional aos consumidores.

“Oferecer excelência na experiência de compra, ter uma variedade de produtos que atenda ao consumidor, avaliações e feedbacks e personalizar a experiência de compra são algumas maneiras da loja inserida em um marketplace ou sites de e-commerce poder se manter relevante e competitiva.

Como evitar a extinção

Os marketplaces, de maneira geral, estão filtrando os vendedores parceiros de forma mais rigorosa, identificando quais estão sendo mais assertivos nos seus processos e, portanto, mais propensos a se manterem fortes e competitivos. “Essa preferência tem o objetivo de oferecer a melhor experiência possível ao consumidor final. Os e-commerce querem lojistas comprometidos não somente com as vendas, mas com o cliente, tirando suas dúvidas, colhendo feedbacks e identificando problemas com muita empatia”, destaca.

Para não correrem o risco de ficarem obsoletos e proporcionar benefícios significativos nas várias áreas do negócio, a dica de Claudio é que os lojistas invistam em soluções tecnológicas e estratégicas que ajudem a atrair clientes e impulsionar as vendas com eficiência e segurança, mitigando os erros e se mantendo relevantes no mercado.

“Uma ferramenta de gestão automatiza a empresa em diversas atividades como, por exemplo, precificação automática, relatórios que ajudam a identificar os produtos que estão vendendo mais ou causando prejuízos, além de emissão automatizada da etiqueta casada com nota fiscal. Isso traz mais produtividade e agilidade para dentro da operação. Dessa forma, o lojista consegue ter tempo para se preocupar com decisões mais complexas e essenciais, como acompanhar feedbacks, estudar as novas tendências do mercado, aprimorar a logística e manter uma boa relação com os fornecedores”, sublinha Claudio.

Também é crucial que a empresa leve em consideração o nível de satisfação dos clientes sobre os produtos. A empresa que consegue passar a verdade ao público tem mais chances de ser confiável e garantir uma boa imagem frente ao mercado. “Esses cuidados nos processos e nas estratégias são fundamentais para alcançar uma boa reputação no marketplace, assim como em outros, e conquistar o cobiçado selo de MercadoLíder Platinum, que atrai mais clientes e oferece maior visibilidade”, completa o CEO.

Imagem

Láuriston Pinheiro Plínio Almeida

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