MERCADO EM MOVIMENTO
Embaixador do iFood dá dicas para quem quer vender mais por delivery no Dia dos Namorados
Data pode ser usada para alavancar as vendas de diferentes segmentos, mas também é uma ótima oportunidade para fidelizar clientes
Publicado em 01/06/2023 às 8:46
No Dia dos Namorados, as vendas no segmento de delivery podem se destacar como uma opção conveniente e romântica para casais que desejam desfrutar de uma refeição especial no conforto de seus lares e, também, para aqueles que querem surpreender a pessoa amada.
João Barcelos, o Embaixador do iFood, especialista em aplicativos de delivery, dá dicas valiosas para maximizar as vendas nesta importante data para o varejo.
Ele recomenda que os restaurantes ofereçam categorias especiais no aplicativo, dedicadas exclusivamente ao Dia dos Namorados. Barcelos sugere opções que vão além das refeições, como combos com vinho, buquês de flores ou chocolates. E, para que isso traga lucro às lojas, aconselha que sejam feitas parcerias com adegas, floriculturas ou lojas de doces, que podem fornecer esses produtos extras sem que o restaurante precise reter estoque quando a data passar. “Você dá a opção do cliente comprar algo para comer – o que pode acontecer em casal ou como uma surpresa para quem não está junto no dia – e ainda oferece uma maneira de presentear.
Para as lojas de delivery que já atuam no nicho de sobremesas e outros produtos, o ideal é que elas já ofereçam combos de caixas presenteáveis, pois essas opções tendem a impulsionar as vendas e se esgotam rapidamente”, diz Barcelos.
Ainda pensando no sucesso de vendas, ele também indica abrir a loja mais cedo nessa data específica, principalmente para os segmentos de floricultura, doces, cestas e presentes. "Muita gente deixa para última hora e acaba pedindo pelo aplicativo. Abrir mais cedo proporciona aos clientes a oportunidade de fazer pedidos a partir das 8 horas da manhã, o que costuma ser uma tendência, e atende aqueles que preferem planejar o dia antecipadamente”, friza.
No que diz respeito aos cardápios, opções como vinho, chocolate e cestas têm se mostrado bastante populares para a data romântica. Além disso, a inclusão de cartões-presente é um investimento acessível e eficaz. “Você paga bem baratinho e consegue vender por 5 ou 6 reais”, explica Barcelos. Essa opção dá ao cliente a oportunidade de personalizar o presente, permitindo que o restaurante inclua um cartão com o nome da pessoa que receberá o presente.
Antecipação é um dos segredos
A antecipação desempenha um papel fundamental no sucesso das vendas no Dia dos Namorados. Barcelos sugere a criação de comunicações nas redes sociais do estabelecimento, anunciando as opções especiais disponíveis. Essa estratégia permite que os clientes indecisos sejam influenciados pela oferta do restaurante. “Acho que antecipação é um gatilho mental e precisa usar esses gatilhos mentais”, afirma o especialista. Gatilhos como escassez, urgência e exclusividade devem ser explorados, despertando o interesse do cliente em tomar uma decisão rápida.
Ainda segundo Barcelos, o uso do gatilho da reciprocidade é uma maneira eficaz de fidelizar o cliente. Além do que está sendo vendido, oferecer um brinde como um gesto de cortesia pode ajudar a criar uma experiência interessante. Por exemplo, um restaurante que venda uma rosa pode incluir um chocolate como brinde adicional, ou vice-versa.
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