icon search
icon search
home icon Home > economia > mercado em movimento
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

MERCADO EM MOVIMENTO

Engenho São Paulo apresenta novos rótulos dos seus produtos

Empresa passa por reposicionamento de marca e se apresenta de forma mais consistente e contemporânea.

Publicado em 12/10/2021 às 8:02


                                        
                                            Engenho São Paulo apresenta novos rótulos dos seus produtos
Projeto de reposicionamento apresentar uma expressão mais consistente e contemporânea.

Com mais de cem anos de tradição, o Engenho São Paulo, maior produtor de cachaça de alambique do Brasil,  coleciona prêmios nacionais, certificações e reconhecimento de um público cada vez mais exigente e conhecedor quando o assunto são "destilados".

Este ano, o Engenho e suas marcas passam por um projeto de reposicionamento, buscando apresentarem-se ao mercado com uma expressão mais consistente e contemporânea por meio de seus produtos e de sua comunicação.

Segundo Jones Siqueira, sócio-diretor da agência Neopop Imaginária, responsável pelo  processo de rebranding das marcas, o desafio maior foi manter a essência do engenho apostando em elementos mais atuais.

“Todo projeto de rebranding é um grande desafio e uma grande responsabilidade também. Precisamos nos inspirar no passado e depois reinterpretá-lo de forma contemporânea, e não simplesmente transcrevê-lo. É isso que vai trazer um novo ar para a marca e é o que torna o projeto bem sucedido”, detalha Jones.

Evolução

A cachaça, de forma geral, evoluiu muito no Brasil. É um produto importante histórica e economicamente para o Brasil, mas que precisa continuar atraente para todas as gerações.

A nova identidade da Cachaça São Paulo carrega esse propósito, além de expressar o novo posicionamento que o engenho quer passar: marcas consistentes, tradicionais e alinhadas com o momento atual.

Para o rebranding da Cachaça São Paulo, a agência analisou todos os rótulos do produto comercializados até hoje, realizou uma profunda pesquisa de mercado com consumidores e donos de estabelecimentos da região e procurou manter a carga afetiva e os códigos visuais que já a fazem ser reconhecida pelo público.

“Para a nova embalagem, analisamos os pontos fortes e fracos de todos os seus rótulos anteriores e inclusive, mantivemos alguns traços -  como a ilustração do engenho e a faixa listrada em amarelo que a deu o apelido, por parte de seu público, de ‘cachaça do papo amarelo’. Tudo isso tentando expressar a essência do produto, que é uma cachaça raiz", diz.

Novas características

A partir de agora, a Cachaça São Paulo conta com uma tipografia que tem características de caligrafia antiga, e teve o “til” de São Paulo substituído por uma auréola, para que remetesse ao santo e não ao estado brasileiro.

Já para a nova identidade do Engenho São Paulo, o trabalho foi transpor o seu legado histórico para o design de forma impactante e autêntica sem ofuscar os produtos que devem ser os grandes protagonistas.

Segundo Jones, o próximo rótulo a passar pelo processo de reposicionamento será a Cachaça Cigana - marca premium da empresa. Em breve, todas as outras marcas também contarão com novas logomarcas e rótulos.

Imagem ilustrativa da imagem Engenho São Paulo apresenta novos rótulos dos seus produtos

Láuriston Pinheiro Plínio Almeida

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp