icon search
icon search
home icon Home > economia > mercado em movimento
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

MERCADO EM MOVIMENTO

Especialista explica como traçar estratégias para inscrição do SiSU

As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (SiSU 2023) acontecem até 24 de fevereiro

Publicado em 20/02/2023 às 9:27

Para os milhares de estudantes que receberam o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 no início de fevereiro, chegou o momento de preparação para o processo de seleção mais abrangente das instituições públicas do país. O Ministério da Educação confirmou que as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (SiSU 2023) vão até 24 de fevereiro.

O programa do governo é o único que abrange a maioria das instituições públicas do país, com vagas em 128 instituições, incluindo 63 universidades federais.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Os candidatos devem usar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 para participar da seleção e os resultados devem ser divulgados no dia 28 de fevereiro.

Os candidatos devem ficar atentos a alguns critérios durante o processo.

“Para lançar a nota do Enem no Sisu, o estudante não pode ter zerado a redação", detalha Sérgio Santos, coordenador de segmento do núcleo pedagógico do ISO Colégio e Cursos.

Os estudantes devem ter em mente o curso que desejam cursar e a instituição onde pretendem ingressar na vida acadêmica.

“Em primeiro lugar, o candidato precisa ter clareza de qual graduação quer realizar e onde deseja fazer esse curso. Ele pode ter por referência  a nota de corte do ano anterior que, por exemplo, foi de 799 para o curso de Medicina,” acrescenta Sérgio.

O coordenador orienta que os candidatos fiquem atentos ao processo durante todo o período, assim eles podem acompanhar a nota de corte e, se preciso, traçar novas estratégias.

“Se a nota dele estiver muito distante, ele pode aplicar para uma outra opção de curso, inclusive de outra área, contanto que ele tenha afinidade para que haja a realização profissional,” aconselha.

Durante o período de inscrição, o SiSU permite que os alunos mudem as opções de curso quantas vezes desejarem. “Você tem direito a colocar duas opções de curso, então o ideal é selecionar como primeira a que realmente deseja e, caso esteja muito distante da nota de corte, colocar a segunda opção como primeira e escolher a universidade que tenha o ponto de corte desse curso mais baixo.”

Para os candidatos que tenham apenas um curso em mente e não alcançaram a nota de corte, o momento é de preparação.

“Caso ele não queira fazer outro curso, é focar na preparação para mais um ano de estudo,” finaliza o coordenador de segmento do núcleo pedagógico do ISO Colégio e Cursos.

Imagem

Láuriston Pinheiro Plínio Almeida

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp